Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Erasmus+

Projeto europeu quebra fronteiras e junta jovens alunos de música

25 nov, 2019 - 13:00 • Manuela Pires , com sonorização de André Peralta

MusIntegrAction reúne escolas de música do Ensino Superior e do Ensino Secundário de quatro países da União Europeia. Para além da mobilidade dos alunos, leva também os professores a trocarem conhecimentos e experiências nas diferentes escolas.

A+ / A-
Reportagem sobre o projeto MusIntegrAction no conservatório de Lisboa, da jornalista Manuela Pires
Clique na imagem para ouvir a reportagem na íntegra

O ano passado um grupo de alunos do Conservatório Nacional de Lisboa esteve em Weimar na Alemanha, Trento, Itália e em Murcia, Espanha. Durante uma semana viveram em casa dos colegas desses países, tiveram as mesmas aulas e ainda uma aula de instrumento. Para todos, sem excepção, foi uma semana inesquecível, de convívio e de muitas aprendizagens.

O Musintegraction integra quatro conservatórios e três escolas de música do ensino secundário de quatro países: Alemanha, Espanha, Itália e Portugal. A ideia partiu do conservatório de música de Murcia que coordena este projecto europeu co financiado pelo Erasmus+. O objetivo é contribuir para a transformação destas escolas que tem ensino integrado de música e garantir que continuam a ter um papel de divulgadoras do património cultural europeu.

O musintegration, um acrónimo constituído pelas palavras música, integração e acção foi criado em setembro de 2018 e tem a duração de dois anos. Envolve directamente 70 alunos e 90 professores das 7 escolas envolvidas.

O Conservatório Nacional de Lisboa foi escolhido para integrar este projecto porque das sete escolas, é a única que tem o ensino totalmente integrado da música. Cristina Duarte, da direcção do conservatório destaca a mobilidade dos professores que permite a troca de experiências, “nos encontros comparamos modelos curriculares e o funcionamento das escolas”. E depois desse intercâmbio chegou à conclusão que “nós temos uma organização aqui no conservatório que os outros gostariam de ter. Por exemplo aqui a música tem um peso muito grande no currículo. Nos outros países o currículo no secundário não se distingue de uma escola regular e deixa menos tempo para o instrumento”.

“Os alemães têm muita técnica mas nós aqui estamos num nível superior”

Os professores ficam a conhecer como funcionam as escolas de música de outros países e os alunos assistem a todas as aulas, têm ainda uma aula de instrumento e ficam a conhecer a região. Ricardo Mateus, professor de violeta, é o coordenador do projecto em Portugal diz que os “alunos vêm muito entusiasmados pela aprendizagem musical com um professor diferente. No início podem ter reservas por causa da língua, mas a música funciona como uma linguagem universal”.

Os alunos são entregues à família de um dos colegas. Marta Fonseca tem 16 anos, esteve uma semana em Trento, Itália, mas vai ficar para sempre ligada ao projecto porque foi ela que fez o logotipo do musintegraction, um planeta feito de triângulos onde na linha do equador há instrumentos e notas musicais “a separação da terra por triângulos representa as diferentes culturas”.

Mara Anjos toca clarinete e da escola de Trento trouxe um método diferente para tocar o seu instrumento “aprendi muito e vou usar alguns dos ensinamentos que trouxe”.

Leonor Vasconcelos tem 16 anos, estuda canto, esteve uma semana em Murcia. Encontrou muitas diferenças, a principal são as instalações porque no que toca ao ensino da música, o conservatório de Lisboa é o melhor de todos “os alemães têm muita técnica mas nós aqui estamos noutro nível”. Inês Kosters acrescenta que no conservatório “há um grande rigor de trabalho e aqui a disciplina principal é a música”.

Inês Kosters está no conservatório desde os 9 anos de idade, o seu instrumento é o Oboé. A participação no Musintegraction é mais uma oportunidade para conhecer outras culturas e outros professores, porque para ela o futuro não passa por Portugal “já estive em Haia e em Bruxelas onde tive aulas com professores. A partir de uma certa idade esta experiência faz parte da nossa rotina”.

Todas elas, sem excepção, querem depois de concluído o conservatório estudar no estrangeiro. O Musintegraction foi assim o primeiro passo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+