Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério da Cultura

Doze autores portugueses recebem bolsas de 1.250 euros mensais para escrever

27 nov, 2019 - 16:35 • Maria João Costa

Bolsas de Criação Literária distribuem 135 mil euros por 12 autores portugueses. Afonso Reis Cabral entre os selecionados.

A+ / A-

O escritor Afonso Reis Cabral, vencedor do Prémio José Saramago em 2019, e a poetisa Margarida Vale de Gato estão entre os 12 autores portugueses selecionados para receber Bolsas de Criação Literária. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, em comunicado, pelo Ministério da Cultura, que confirma a distribuição de um total de 135 mil euros.

Os 12 autores selecionados vão receber bolsas num valor que corresponde a 1.250€ mensais. Há seis candidaturas anuais e seis semestrais. Entre as áreas de criação a concurso estão a Banda Desenhada, a Dramaturgia, a Ficção Narrativa, a Literatura para a Infância e Juventude, e a Poesia.

Segundo o Ministério da Cultura, “o programa de Bolsas de Criação Literária é anual e visa promover, a par de outras ferramentas de apoio, a importância de criarmos condições de trabalho cada vez mais favoráveis para os autores portugueses nos seus diversos domínios de criação”.

Este programa reativado em 2017 (e que esteve interrompido desde 2002) recebeu este ano 169 candidaturas. O júri constituído por escritores e críticos como Luísa Ducla Soares, Paula Gomes Magalhães, Carlos Pessoa, Fernando Cabral Martins, Luísa Costa Gomes e Julieta Monginho revelou hoje as suas escolhas.

Foram selecionados os projetos de Francisco Sousa Lobo e Sofia Neto (Banda Desenhada), Lígia Soares (Dramaturgia), Diogo Paiva, Afonso Reis Cabral, João Maria Lourenço e Judite Canha Fernandes (Ficção Narrativa), João Pedro Fonseca, Nuno Valente e Susana Moreira Marques (Literatura para a Infância e Juventude), e Margarida Vale de Gato e Inês Sofia Jacob (Poesia).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+