Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa reza pelas vítimas e famílias albanesas após sismo

27 nov, 2019 - 09:39 • Redação

Número de mortos decorrentes do tremor de terra subiu para 25. Governo albanês decretou dia de luto nacional nesta quarta-feira.

A+ / A-

O Papa expressou nesta quarta-feira a sua proximidade "ao querido povo albanês, que tanto sofreu nestes dias". "A Albânia foi o primeiro país da Europa que eu quis visitar. Sinto-me próximo das vítimas, rezo pelos falecidos, pelos feridos, pelas famílias. Que o Senhor abençoe este povo ao qual quero tão bem", afirmou no final da audiência geral, no Vaticano.

Num telegrama enviado ao Presidente da Albânia e aos familiares das vítimas, Francisco expressou pesar por aqueles que morreram em consequência do terremoto de 6.4 na escala Richter, que sacudiu o país na madrugada de terça-feira.

“Encomendando as almas dos falecidos à misericórdia de Deus, asseguro aos feridos e a todos os atingidos por esse desastre a minha proximidade em oração”, refere a mensagem assinada pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin.

As equipas de resgate também não foram esquecidas. O Papa invoca bênçãos de força e confia o povo da Albânia à Providência Divina.

O último balanço do sismo aponta para 25 mortos e cerca de 650 feridos. A maior parte das vítimas são da cidade de Durres, situada 40 km a oeste da capital, Tirana.

Abalos secundários, que chegaram a atingir 5,4 graus, ocorreram aos longo de todo o dia. O último, de 4,7 graus, foi sentido às 18h19 (hora local). Há dezenas de desaparecidos e as equipas de socorro trabalharam durante toda a noite em busca de sobreviventes no meio dos escombros.

O Governo albanês decretou dia de luto nacional nesta quarta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+