Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Operação Marquês. Amigo de Sócrates diz que milhões na Suíça eram seus

27 nov, 2019 - 21:31 • Lusa

Carlos Santos Silva, suspeito de ser o "testa de ferro" do antigo primeiro-ministro, foi interrogado esta quarta-feira na fase de instrução pelo juiz Ivo Rosa.

A+ / A-

O empresário Carlos Santos Silva disse esta quarta-feira, em tribunal, que os 23 milhões euros que trouxe da Suíça, através de um regime excecional de regularização tributária, lhe pertenciam e não a José Sócrates, segundo fonte ligada ao processo.

Carlos Santos Silva começou esta quarta-feira a ser interrogado na fase de instrução da Operação Marquês, na qual é arguido juntamente com o seu amigo e ex-primeiro-ministro José Sócrates de quem, segundo o Ministério Público (MP) é "testa de ferro".

A fonte disse que Carlos Santos Silva, que esteve ligado ao grupo Lena, afirmou ao juiz Ivo Rosa que os 23 milhões que em 2010 trouxe para Portugal ao abrigo do RERT (Regime Especial de Regularização Tributária), uma amnistia fiscal lançada pelos Governo PS, liderados por José Sócrates, em 2005 e 2010.

Mãe de Sócrates financiou campanhas, diz Santos Silva

O jornal "Público" adianta que Carlos Santos Silva disse em tribunal que guardava dinheiro num cofre - como a alegadamente também fazia a mãe de José Sócrates - que depois usou para investir em salinas, em Angola.

O amigo do primeiro-ministro referiu que a mãe do antigo primeiro-ministro - que segundo a defesa de Sócrates herdou cerca de 5 milhões de euros - chegou a financiar campanhas eleitorais.

Para o Ministério Público, o Grupo Lena obteve benefícios comerciais graças à atuação de José Sócrates enquanto primeiro-ministro e Carlos Santos Silva "interveio como intermediário de José Sócrates em todos os contactos com o referido grupo".

Durante o interrogatório Carlos Santos Silva nunca comprometeu o ex-primeiro-ministro de quem é amigo há mais de 40 anos e que para o Ministério Público funcionou como "testa de ferro", tendo colocado nas suas contas, nomeadamente na Suíça, dinheiro do antigo primeiro-ministro.

Segundo o MP, "na qualidade de primeiro-ministro e também após a cessação dessas funções, permitiu a obtenção, por parte do Grupo Lena, de benefícios comerciais" e Carlos Santos Silva "interveio como intermediário de José Sócrates em todos os contactos com o referido grupo".

O interrogatório do engenheiro civil de 58 anos continua na quinta-feira, podendo prolongar-se para sexta-feira dada a quantidade de matéria do processo que o envolve.

Santos Silva é acusado de 33 crimes entre os quais corrupção passiva e ativa, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, fraude fiscal e fraude fiscal qualificada.

A Operação Marquês teve início a 19 de julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos - 19 pessoas e nove empresas - pela prática de quase duas centenas de ilícitos económico-financeiros.

[notícia atualizada às 22h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    28 nov, 2019 Trofa 09:36
    Ainda não entendi porque é que o estado Português não bloqueou as contas destes dois, até a 5 geração, e as distribuiu pelos Portugueses

Destaques V+