Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro de Bolsonaro acena com regresso à ditadura e depois recua

27 nov, 2019 - 00:13 • Redação com agências

Em caso de protestos violentos como no Chile, Equador ou Bolívia, disse Paulo Guedes, “não se assustem se alguém pedir o AI-5”, numa referência ao decreto que instaurou a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985.

A+ / A-

Um cenário de protestos violentos no Brasil pode levar ao regresso da ditadura. A frase do ministro brasileiro da Economia, Paulo Guedes, está a causar polémica no país.

As declarações do ministro do governo do Presidente Jair Bolsonaro foram proferidas em Washington, na segunda-feira. Paulo Guedes comentava as manifestações em países sul-americanos, como Chile, Equador ou Bolívia.

O governante defende que a democracia brasileira “nunca foi tão forte”, mas a oposição de esquerda deve ser responsável e não incentivar a população a realizar protestos violentos.

Se isso acontecer, disse Paulo Guedes, “não se assustem se alguém pedir o AI-5”, numa referência ao decreto que instaurou uma ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985, suspendeu o Congresso e perseguiu os dissidentes.

As declarações são proferidas semanas depois da libertação de Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil e líder histórico do Partido dos Trabalhadores, que foi condenado por corrupção.

“Vamos ser claros, se há um partido que defende a democracia no Brasil é o Partido dos Trabalhadores (PT). Não fomos nós que elegemos um Presidente que acha a democracia repugnante”, atirou Lula da Silva.

O momento em que Lula da Silva saiu da prisão
O momento em que Lula da Silva saiu da prisão

Noutra reação às palavras do ministro de Bolsonaro, o antigo Presidente Fernando Henrique Cardoso disse à BBC que invocar o artigo AI-5 é um ataque à democracia.

“Eu acho deplorável que alguém fale do AI-5 como se fosse algo trivial. Não foi, foi grave, feriu a democracia. Conseguimos restaurar a democracia no Brasil e lutamos para a preservar”, afirmou Fernando Henrique Cardoso.

O presidente do Supremo Tribunal, Dias Toffoli, considera que o AI-5 é “incompatível com a democracia” e o presidente da câmara baixa do Parlamento, Rodrigo Maia, considera que a sugestão do ministro da Economia levanta dúvidas sobre as intenções democráticas de Jair Bolsonaro.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, pediu aos procuradores federais uma investigação às declarações do ministro Paulo Guedes, que consideram serem um “ataque à democracia que não pode passar sem castigo”.

Paulo Guedes tentou fazer controlo de danos, dizendo que fez comentários “off the record”. Depois, tentou clarificar a sua posição, garantindo que não haverá qualquer retrocesso democrático nem regresso à ditadura no Brasil.

Em outubro, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, já tinha sugerido o regresso da ditadura em caso de uma radicalização da esquerda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+