Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maioria dos portugueses gasta menos

O ambiente está a travar o consumo

27 nov, 2019 - 18:37 • Sandra Afonso

42% dos consumidores de 24 países afirmaram que foram motivadas pelo “interesse pela sustentabilidade” a limitar os gastos.

A+ / A-

A maioria dos portugueses admite que gasta menos por questões de sustentabilidade. É a resposta de 57% dos inquiridos no estudo da Intrum, European Consumer Payment Report (ECPR) 2019, que será divulgado em breve.

Um resultado que supera a média europeia. Neste trabalho, 42% dos consumidores de 24 países, afirmaram que foram motivadas pelo “interesse pela sustentabilidade” a limitar os gastos.

Os consumidores portugueses estão no grupo dos que apresentam mais sinais de mudança de atitude, só ultrapassados pelos gregos, eslovacos e romenos. No outro extremo, surgem os holandeses e os britânicos, menos de 3 em cada 10 diz que a sustentabilidade os levou a restringir os hábitos de consumo.

A internet promove o consumo sustentável

A compra de produtos éticos ou sustentáveis aumentou com as redes sociais. É o que dizem cerca de um terço dos consumidores europeus (32%). Portugal ocupa também aqui o pelotão da frente, juntamente com a Finlândia e a Grécia.

No entanto, a internet também promove o consumo, 39% dos europeus admite que "as redes sociais criam uma pressão para consumir mais do que deveria".

Responderam a este inquérito, sobre gastos e capacidade de gestão mensal das finanças domésticas, mais de 24 mil consumidores de 24 países europeus, incluindo Portugal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+