Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Movimento solidário chega a Portugal em oposição ao "Black Friday" e "Cyber Monday"

27 nov, 2019 - 12:15 • Lusa

Portugal junta-se este ano pela primeira vez ao movimento global de solidariedade GivingTuesday, presente em mais de 60 países, com o objetivo de criar uma onda de generosidade, em que o mote é “Dar para Mudar”.

A+ / A-

O movimento solidário GivingTuesday chega a Portugal a 3 de dezembro e pretende apoiar organizações sem fins lucrativos, contrapondo-se ao consumo intenso da "Black Friday" e da "Cyber Monday".

Portugal junta-se este ano pela primeira vez ao movimento global de solidariedade GivingTuesday, presente em mais de 60 países, com o objetivo de criar uma onda de generosidade, em que o mote é “Dar para Mudar”.

“O que este movimento quer é que no dia 3, isto seja uma loucura de dar, porque dar é mudar. E não é só mudar a nossa vida ou a existência de outra pessoa, é mudar o ‘mindset [mentalidade]’”, diz em comunicado enviado à agência Lusa Fernanda Freitas, "madrinha" do movimento.

O movimento acontece exatamente após a "Black Friday" e a "Cyber Monday", dias de grandes níveis de consumo devido à baixa de preços, e tem como base as redes sociais, e as campanhas das organizações sociais serão amplificadas pela "hashtag" “#darparamudar”.

“Há sempre uma causa que nos toca. O movimento GivingTuesday constitui um apelo a agir pela positiva, uma vaga de sensibilização que pretende inspirar Portugal inteiro a apoiar as suas causas de eleição”, explicou Sofia Mascarenhas, responsável pela implementação do movimento em Portugal.

As campanhas são divulgadas na página do movimento e qualquer pessoa pode contribuir.

O GivingTuesday foi lançado em 2012, pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, e conta com o apoio do Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates.

Em 2018, no Reino Unido, o movimento liderou as tendências na rede social twitter durante todo o dia e nos Estados Unidos da América, foram doados mais de 400 milhões de dólares (362 milhões de euros), para as instituições.

Segundo o GivingTuesday Global, no último ano 82% das instituições utilizaram o movimento para experimentar novas ideias e conceitos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+