|
A+ / A-

PSD

Primeiro debate entre Rio, Montenegro e Pinto Luz já tem data

26 nov, 2019 - 18:09

Será a 4 de dezembro, na RTP. Data coincidirá com o aniversário da morte do fundador do partido, Francisco Sá Carneiro.

A+ / A-

O primeiro debate entre os candidatos à liderança do PSD Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz vai realizar-se na próxima semana, a 4 de dezembro, na RTP.

As candidaturas chegaram esta terça-feira a acordo sobre o primeiro debate (poderão existir outros, mas ainda não há dias nem modelos consensualizados), que coincidirá com a data do aniversário da morte do fundador do partido, Francisco Sá Carneiro, a 4 de dezembro de 1980, e que todos os anos é assinalada pelo PSD.

Em 2018, realizaram-se três debates entre os então dois candidatos à liderança do PSD - Rui Rio e Pedro Santana Lopes -, dois televisivos e um radiofónico.

Há dois anos, os debates foram motivo de polémica na campanha interna, depois de Pedro Santana Lopes ter proposto logo na apresentação da candidatura que as estruturas distritais e regionais do PSD realizassem debates, o que, no limite, poderia resultar em 21 frente a frente.

A proposta foi imediatamente rejeitada por Rui Rio, por considerar que a campanha não deveria “ser transformada num espetáculo ambulante pelo país fora”.

Na altura, os três debates que acabaram por acontecer realizaram-se apenas em janeiro - um na RTP, outro na TVI e outro nas rádios.

Em 2010, as anteriores diretas em que houve disputa, na altura entre quatro candidatos, realizaram-se três frente-a-frente (entre Passos Coelho e Paulo Rangel, entre Rangel e Aguiar-Branco e entre este e Passos) e um debate com os quatro candidatos, incluindo o advogado Castanheira Barros.

As eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD realizam-se em 11 de janeiro, com uma eventual segunda volta uma semana depois, e o congresso está marcado para entre 7 e 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.