Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo admite nova injeção de capital no Novo Banco este ano

26 nov, 2019 - 19:04 • Paula Caeiro Varela , com redação

Presidente da República diz que excedente orçamental é excelente, mas espera pelos últimos meses do ano.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fica satisfeito com os dados da execução orçamental divulgados esta terça-feira, que apontam para um excedente de quase mil milhões de euros, mas espera para ver até ao final do ano e admite uma injeção de capital na banca.

Os dados da execução orçamental são resultado de uma "gestão criteriosa", diz o Presidente da República, mas ainda faltam a informação do último trimestre, que comporta sempre mais despesa.

O Presidente sublinha que também falta saber se será necessário antecipar uma nova injeção de capital na banca ainda este ano, o que pode alterar as contas.

“Significa que é uma gestão muito criterioso, mas também ainda não compreende os meses finais, que são meses de muita despesa, porque há acertos de contas nos últimos meses nos vários sistemas e subsistemas. Eu cheguei a dizer, a certa altura, que estava convencido que poderíamos ter excedente orçamental este ano, mas vamos esperar pelas despesas de novembro e dezembro e sobre reflexos ou não da necessidade de injeção no sistema financeiro”, afirma o chefe de Estado.

Interrogado se está preocupado com a situação no Montepio, respondeu: "Não, não é o Montepio. Se for, é no Novo Banco. Mas não sei se é este ano ou não. Vamos ver. De todo o modo, é um resultado excelente".

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no final de uma visita ao Mercado Social de Natal do Rato, em Lisboa.

O Presidente contribuiu em todas as bancas, mas garante ter sido contido. "Foi um euro e meio aqui, dois ali, três ali, mas foi tudo muito bem medido", garantiu, no final, Marcelo Rebelo de Sousa, que saiu carregado de livros de edições antigas, várias peças de artesanato, compotas e marmelada, tudo a preços acessíveis e para ajudar as instituições presentes neste mercado de Natal solidário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+