Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Contas do Estado com excedente de mil milhões de euros até outubro

26 nov, 2019 - 17:21 • Lusa

Melhoria face ao período homólogo é de 726 milhões de euros. Receita cresce 4,2%.

A+ / A-

O excedente das administrações públicas fixou-se em 998 milhões de euros até outubro, traduzindo uma melhoria de 726 milhões de euros face ao mesmo período de 2018, com a receita a crescer 4,2%, informou esta terça-feira o Ministério das Finanças.

Num comunicado que antecede a publicação da síntese de execução orçamental, que será publicada mais tarde, pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Ministério das Finanças informa que "a execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) até outubro registou um saldo de 998 milhões de euros".

As Finanças explicam que esta evolução corresponde a uma melhoria de 726 milhões de euros face ao mesmo período de 2018, "em resultado de um crescimento da receita de 4,2% e da despesa de 3,2%".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostra-se satisfeito com os dados da execução orçamental divulgados esta terça-feira.

São resultado de uma "gestão criteriosa", diz o Presidente da República, mas ainda faltam os dados do último trimestre, que comportam sempre mais despesa.

O Presidente sublinha que também falta saber se será necessário antecipar uma nova injeção de capital na banca ainda este ano, o que pode alterar as contas.

“Significa que é uma gestão muito criterioso, mas também ainda não compreende os meses finais, que são meses de muita despesa, porque há acertos de contas nos últimos meses nos vários sistemas e subsistemas. Eu cheguei a dizer, a certa altura, que estava convencido que poderíamos ter excedente orçamental este ano, mas vamos esperar pelas despesas de novembro e dezembro e sobre reflexos ou não da necessidade de injeção no sistema financeiro. De todo o modo, é um resultado excelente”, afirma o chefe de Estado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    26 nov, 2019 17:57
    Quanto foi cativado de despesa, isso é que era interessante saber

Destaques V+