Tempo
|
A+ / A-

Rui Moreira critica Governo. "Não aparece dinheiro para os sem-abrigo", mas há para a Web Summit

25 nov, 2019 - 19:07

Numa reunião da Câmara do Porto marcada por trocas de acusações, os socialistas compararam o autarca ao "Tio Patinhas", acusando-o de "acumular" verbas para se "sentir feliz", mas não disponibilizar "um ou dois milhões" de euros para resolver o "problema grave" dos sem-abrigo na cidade.

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusa o Governo de ter dinheiro para a conferência tecnológica Web Summit e não para resolver o problema dos sem-abrigo.

Rui Moreira falava esta segunda-feira durante uma reunião da Câmara do Porto, em que foi aprovada uma moção de recomendação ao Governo de implementação de um programa nacional de combate ao fenómeno de sem-abrigo.

O PS comparou o presidente da Câmara do Porto ao "Tio Patinhas", acusando-o de "acumular" verbas para se "sentir feliz", mas não disponibilizar "um ou dois milhões" de euros para resolver o "problema grave" dos sem-abrigo na cidade.

O autarca Rui Moreira respondeu: "eu gosto do Tio Patinhas, mas eu prefiro ser conhecido como Tio Patinhas do que por Zé Carioca".

Acusando Odete Patrício de centralismo, e acrescentando que o município tem "vindo a substituir o Estado num conjunto de competências", Rui Moreira criticou ainda que o Governo apoie eventos como a Web Summit, mas "não aparece dinheiro para os sem abrigo".

Segundo a vereadora socialista, "foi anunciada em 'mupis' pela cidade a boa saúde financeira e a boa gestão financeira da câmara".

"Francamente, quando olho para tudo isto, para os números que a câmara evidencia e até publicita, eu recordo-me sempre do Tio Patinhas [personagem de banda desenhada], aquela figura dos livros infantis. Ele queria era acumular no seu cofre cada vez mais moedinhas para se sentar em cima e se sentir cada vez mais feliz e realizado", critico.

Odete Patrício destacou que a autarquia tem 223 milhões de euros, um valor que podia ser disponibilizado para ajudar a resolver o problema dos sem-abrigo.

"Tenho uma visão holística daquilo que são as verbas públicas. As verbas públicas são verbas de todos nós e quando há 'deficits' a nível do Orçamento do Estado [OE], quando o Estado não consegue ter meios suficientes para acudir a todas as necessidades do país, e quando há um município que tem verbas mais do que suficientes, (...) não pode disponibilizar um ou dois milhões para resolver um problema grave?", disse defendendo que não se pode estar "sistematicamente a pedir ao governo central para financiar tudo e mais alguma coisa".

O executivo aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, uma moção onde recomenda ao Governo a operacionalização da estratégia e de um programa nacional, financiado pelo OE, de combate ao fenómeno da existência de cidadãos sem-abrigo.

Na proposta do movimento do presidente da autarquia, defende-se ainda que seja recomendado à Área Metropolitana do Porto que realize o levantamento da situação vivida nos municípios que a compõe.

Durante o debate, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, lamentou que as políticas de combate a este fenómeno não sejam "suficientemente solidárias", defendendo que esta é uma das áreas em que a regionalização tem um papel "importante".

Por seu turno, o vereador do PSD, Álvaro Almeida, defendeu que é preciso "passar das palavras aos atos", salientando que "é claro" que em termos de estratégia nacional, algo não está bem".

"Sinal de que não está bem é a atividade intensa do Presidente da República à volta deste assunto. Naturalmente, não dedicaria tanto tempo a este assunto, se não achasse que o plano não está a correr como deveria. É necessário passar das palavras aos atos", disse, lembrando que se encontra em fase de preparação o próximo OE.

A Câmara do Porto tem sinalizados 560 sem-abrigo, 140 a viver na rua e 420 em alojamentos temporários, sendo que a maioria são homens, entre os 45 e 64 anos, e estão nestas situações há mais de um ano.

O "Relatório de Análise de Dados - Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-abrigo do Município do Porto", divulgado na quinta-feira pela câmara, faz a distinção entre as pessoas em situação de 'sem teto' (140) e 'sem casa' (420), traçando um perfil do sem-abrigo no concelho.

Este perfil, extrapolado a partir dos dados reunidos, retratam um homem entre os 45 e os 64 anos, solteiro ou divorciado, português e com uma retaguarda familiar inexistente. Terá o 2.º ou 3.º ciclo, baixas qualificações profissionais, competências pessoais e sociais deficitárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    25 nov, 2019 évora 20:49
    No Porto também existem sem abrigo e quantos hotéis com euros a fundo perdido abriram nos últimos anos ? Não conseguem pegar num edifício abandonado e daí fazerem quartos para sem abrigo ? Dá despesa e não lucro ...

Destaques V+