Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Centenas marcham em Lisboa em "luto pelo assassinato de três mulheres por mês"

25 nov, 2019 - 20:44 • José Carlos Silva, com Lusa

Em declarações à Renascença, o ministro da Administração Interna revela um aumento de 10% de denúncias de casos de violência doméstica.

A+ / A-

Veja também:


Centenas de pessoas, entre elas membros do Governo e deputados, marcharam esta segunda-feira em Lisboa contra a violência doméstica e para dizer que estão "de luto pelo assassinato de três mulheres por mês" em contexto de relações de intimidade.

Após 20 anos da criação do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que hoje se assinala, em Portugal "o femicídio acontece a um ritmo assustador", salientaram organizadores da marcha que decorreu ao final da tarde no centro de Lisboa, desde o Largo do Intendente até ao Rossio.

Organizada por diversas entidades, a iniciativa teve no final apenas uma intervenção, a da atriz São José Lapa, que salientou que é preciso continuar a lembrar a situação de violência contra as mulheres, que ainda não têm o direito de escolher os seus caminhos.

"Estamos na rua contra o não reconhecimento do femicídio como crime de ódio", em protesto "contra a discriminação e a violência a que as mulheres estão sujeitas em todo o mundo", disse a atriz, que pediu paz e o reconhecimento dos direitos das mulheres.

No Rossio foram colocadas no chão muitas das faixas carregadas ao longo da marcha e muitos populares deixaram pares de sapatos, simbolizando a luta das mulheres pelos seus direitos.

Em declarações à Renascença durante a marcha, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revela que este ano há um aumento de 10% de denúncias de casos de violência doméstica.

“São nas áreas de competência da GNR e nas regiões autónomas que se tem verificado um maior crescimento de denúncias. As denúncias este ano estão a crescer cerca de 10%. Estamos com 22 mil denúncias até ao final de setembro. Isso significa que um fenómeno escondido, em larga medida, passa a ser evidenciado. Citando o nosso primeiro-ministro: entre homem em mulher mete mesmo a colher”, apela Eduardo Cabrita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+