Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha. Assalto milionário a um dos museus mais antigos do mundo

25 nov, 2019 - 18:34 • Redação com Reuters

A lista final das peças roubadas ainda não é conhecida, mas, pelo menos, três conjuntos de jóias, avaliadas em vários milhões de euros, foram levados.

A+ / A-

Foram furtados, pelo menos, três conjuntos de jóias com um grande valor económico e cultural, de um museu na cidade de Dresden, na Alemanha. O assalto aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira.

O museu Nova Abóboda Verde, em alemão "Dresden’s Gruenes Gewoelbe", sofreu uma falha de energia à hora em que ocorreu o crime, perto das 5h00 da manhã, o que pode ter ajudado à consumação deste assalto.

Apesar de ainda não ter sido divulgada a lista de todas as peças roubadas, sabe-se que foram levados, pelo menos, três conjuntos de jóias de inícios do século XVIII, incluindo diamantes e rubis.

As gravações das câmaras de segurança mostram apenas dois homens a entrar por uma janela, mas a polícia alemã não descarta a possibilidade de estarem mais pessoas envolvidas.

A diretora dos museus da Saxónia - região em que se localiza Dresden - está convicta de que será impossível vender peças tão únicas e facilmente identificáveis no mercado.

Marion Ackermann acrescentou, em conferência de imprensa, que seria "terrível" se as peças fossem destruídas, tendo em conta o valor cultural muito superior ao económico.

Um jornal alemão avançou como valor do conjunto roubado mil milhões de euros, sem dizer, porém, a fonte desta estimativa.

A coleção foi fundada no século XVIII por Augusto, o Forte, líder do eleitorado da Saxónia e mais tarde rei da Polónia, que encomendou jóias cada vez mais brilhantes, motivado, em parte, pela rivalidade que tinha com o rei francês, Luís XIV.

Um dos tesouros mais conhecidos - o Dresden "Green Diamond", de 41 quilates - está emprestado ao Museu Metropolitano de Arte, situado em Nova Iorque, tendo assim escapado ao assalto desta madrugada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+