Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano cria grupo de jovens consultores que inclui um português

24 nov, 2019 - 13:07 • Filipe d'Avillez

Tomás Virtuoso representa as Equipas de Jovens de Nossa Senhora, um movimento internacional presente em vários países do mundo.

A+ / A-

O Vaticano anunciou este domingo a criação de um grupo de 20 jovens que aconselhará o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em assuntos ligados à pastoral juvenil.

A criação do grupo é apresentada como a resposta a um dos apelos que ficou registado no documento final do Sínodo para os Jovens, que se realizou em outubro de 2018.

Os 20 jovens são de outros tantos países, dos cinco continentes, e um deles é português. Tomás Virtuoso, de Lisboa, representa as Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), um movimento internacional presente em vários países do mundo, mas que tem em Portugal o maior número e membros.

Contactado pela Renascença, Tomás Virtuoso mostra-se ciente do risco de este ser apenas mais um organismo, mas acredita que há vontade sincera do Vaticano de escutar os jovens. “Este organismo não vem do nada, vem no seguimento de um processo longo e muito maturado de envolvimento dos jovens, de os trazer para o centro da discussão e de os por a pensar a Igreja não como entidades passivas que usam a Igreja como um supermercado onde consomem sacramentos, mas de fazerem parte da Igreja e de estarem no centro da sua vida.”

“Eu só tenho de acreditar que este organismo vai ser o que também foi este processo sinodal, que foi um processo honesto e verdadeiro de ouvir o que os jovens têm para dizer, e os obrigar a contrapor a sua visão com a de outras pessoas do mundo, pessoas de outras idades e sensibilidades.”

Consultor na área das políticas públicas, o jovem de 26 anos também vai participar no evento “A Economia de Francisco”, que antecede este encontro. Ri-se ao explicar que teve de pedir às chefes para ir vários dias para Roma, mas diz que foi bem aceite. “Pode ser uma boa oportunidade de dar esta noção de que os católicos podem ter uma presença ativa na sociedade e sobretudo que as empresas, não sendo católicas, sintam-se bem com o facto de os seus colaboradores lutarem pelas causas em que acreditam e naquilo que lhes transforma a vida. Para qualquer entidade empregadora que queira os seus colaboradores felizes e a levar a vida a sério tem de ser bom”, diz.

Este grupo de jovens tem o seu primeiro encontro marcado para abril de 2020, em Roma. Todos estiveram de alguma forma envolvidos no processo sinodal. Segundo o site do Dicastério, “o grupo desempenhará um importante papel consultivo e proativo, colaborando com o Dicastério para aprofundar questões relacionadas à pastoral juvenil e outras questões de interesse mais geral”.

Embora o Vaticano tenha deixado claro que os jovens participantes não estão em representação dos seus países ou movimentos, pois seria impossível incluir todos, Tomás Virtuoso não deixa de sublinhar o seu percurso até aqui. “Eu não deixo de me sentir profundamente orgulhoso de ser português, de ser da Igreja portuguesa e mais especificamente do Patriarcado de Lisboa e da paróquia de Carcavelos e de ter aí crescido na fé. Mas também fico muito orgulhoso de ser das EJNS e de ter sido nas EJNS que aprendi a amar e a servir a Igreja. Não tenho dúvidas de que se as EJNS não me tivessem proporcionado o que proporcionaram, muito provavelmente eu não estaria aqui e esta graça não teria aparecido na minha vida.”

Tomás Virtuoso será um de dois lusófonos no grupo, a par de Lucas Ricardo Marçal Ramos, do Brasil, que pertence ao movimento “Fazenda da Esperança”.

Entre os outros países representados inclui-se o Japão, o Uganda, a Índia e o Líbano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adelino Carneiro
    24 nov, 2019 18:44
    Diz o jovem, e muito bem : … que usam a igreja como supermercado onde consomem sacramentos… Ora, sem dúvida, os Bispos, ALGUNS padres e muitos leigos deste tempo, são uma cópia dos ANTIGOS Príncipes dos sacerdotes, de ALGUNS sacerdotes e dos antigos. fariseus . Julgam - se sábios e irrepreensíveis, mas não passam de hipócritas , que fingem que acreditam no que leem, mas não acreditam, ou então são analfabetos que não sabem o que leem. Elogiam e libertam, com o voto, os novos Barrabás que compram o pobre com as cascas do trigo em vez de libertarem os que defendem trabalho digno e salário digno. Não percebem nada de Evangelho. Quero retirar deste grupo de mercenários, guias cegos, como os apelidou Jesus Cristo, muitos SACERDOTES, porque reconheço - os como sábios e frontais. Se alguns desses fossem Bispos, a Igreja Portuguesa e a mentalidade dos portugueses seria outra. E tudo seria diferente. A opus - Dei, obra do demónio com o nome de obras de Deus, que tem influenciado os Papas na escolha dos padres inválidos para serem Bispos, vai ser desmascarada. Este é , sem dúvida, o reino do demónio. O reino de Deus está a caminho. Uma nova igreja está a nascer. Boa noite.

Destaques V+