Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Economia corrige lapso. Base aérea fica em Sintra, esquadra 101 é que vai para Beja

21 nov, 2019 - 23:31 • Lusa

Siza Vieira tinha dito que a Base Aérea de Sintra ia ser transferida para Beja. Afinal, é a Esquadra 101 que irá ser deslocada.

A+ / A-

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, clarificou, esta quinta-feira, que é a Esquadra 101 de Sintra que irá ser deslocada para Beja, ao contrário do que, por lapso, referiu no final desta manhã.

"O ministro referiu-se à transferência da Base Aérea de Sintra para Beja. O ministro clarifica que se referia à transferência da Esquadra 101 de Sintra para Beja, decidida pelo Governo na Resolução do Conselho de Ministros 94/2019", refere fonte oficial do ministério numa nota enviada hoje à noite à Lusa.

Siza Vieira falava na abertura do 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que começou hoje de manhã em Viana do Castelo.

O ministro afirmou na ocasião que "a deslocação da base aérea n.º 1 de Sintra para Beja" ia acontecer "já na primavera do próximo ano" e que iria "libertar muitos constrangimentos na gestão do espaço aéreo na proximidade do aeroporto de Lisboa e permitir mais movimentos com menos constrangimentos do que aqueles que se verificam".

Antes da clarificação do ministério, o presidente da Câmara Municipal de Sintra garantiu que a base aérea n.º 1 de Sintra não será deslocada para Beja, contrariando assim a informação veiculada hoje pelo ministro da Economia.

“Na sequência das notícias vindas a público esta tarde sobre a ‘deslocação da base aérea n.º 1 de Sintra’ para Beja, a Câmara Municipal de Sintra, após contactos com o Governo, desmente formalmente a referida notícia que causou perplexidade no concelho”, refere uma nota da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara, Basílio Horta, garantiu que “é evidente que a base aérea não sai de Sintra”, acrescentando que já falou com o ministro da Defesa sobre o assunto.

“Não sei o que disse o ministro da Economia, mas vi a notícia que foi dada, que põe na boca do ministro determinadas afirmações que não correspondem ao que diz a resolução do Conselho de Ministros, que não diz que a base aérea de Sintra é transferida para Beja. Isso criou em Sintra um clima de desconforto que era necessário esclarecer”, afirmou Basílio Horta à Lusa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    22 nov, 2019 14:13
    Quando o Governo diz aos Ministros para darem sempre novidades esquecem-se do provérbio "Cada macaco no seu galho" e depois dá nisto: uns apregoam outros desmentem

Destaques V+