Tempo
|
A+ / A-

UEFA

Como funciona a Liga das Nações

06 set, 2018 - 09:51

Divisão A, em que Portugal está inserido, divide-se em quatro grupos de três equipas. Os vencedores de cada grupo jogam a fase final, que decidirá o vencedor da competição. Os últimos descem de divisão. Há, ainda, quatro vagas para o Euro 2020.

A+ / A-

Portugal estreia-se na Liga das Nações esta segunda-feira. A nova prova da UEFA está dividida em quatro divisões, de modo a opor equipas de valores semelhantes. Portugal está inserido na Divisão A, com todos os "tubarões" do continente.

Na nova competição de seleções, lançada pelo organismo que tutela o futebol europeu para substituir os amigáveis por jogos oficiais, Portugal está na mesma divisão que Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda. A Liga das Nações ocorrerá a cada dois anos, entre Europeus e Mundiais.

A divisão A tem 12 seleções, que se dividem em quatro grupos, de três equipas cada. Portugal está inserido no grupo 3, com Itália e Polónia. As equipas jogam entre si fora e em casa, em setembro, outubro e novembro de 2018. Os primeiros classificados de cada grupo disputarão, em junho de 2019, a fase final: meias-finais, jogo de atribuição de terceiro e quarto lugares, e final. Uma das quatro equipas será anfitriã da "final four".

Tal como a A, a divisão B tem quatro grupos de três equipas. A divisão C tem 15 seleções, com um grupo de três equipas e três grupos de quatro. A divisão C tem seis seleções, divididas em quatro grupos de quatro. Os primeiros classificados dos grupos das divisões B, C e D sobem de divisão. Os últimos dos grupos das divisões A, B e C são despromovidos.

O vídeo elaborado pela UEFA esclarece.

Liga das segundas oportunidades

A fase de grupos da Liga das Nações termina em novembro de 2018. A fase de qualificação para o Euro 2020, com cinco grupos de cinco equipas e outros cinco grupos de seis, arranca em março de 2019. Os melhores primeiros e segundos desses 10 grupos passam à fase final. Apuradas 20 equipas por essa via, faltam as outras quatro. Aí entra a Liga das Nações.

Os vencedores dos grupos de cada divisão terão bilhete para o "play off" do Euro 2020. Porém, se um vencedor de grupo já se tiver qualificado, quem fica com a vaga é a próxima melhor equipa da respetiva divisão. Cada divisão terá quatro vagas, portanto. No caso de uma das divisões não ter quatro equipas para competir no "play off", entra a melhor equipa não qualificada da divisão seguinte (que não tenha já entrado no Europeu).

As 16 equipas apuradas para o "play off" disputá-lo-ão em março de 2020. Serão divididas em quatro grupos, com quatro equipas em cada um. Em cada grupo são disputadas apenas três partidas: duas meias-finais e uma final. Ao todo, há quatro vagas à disposição, cada uma para o vencedor de cada grupo dos "play offs".

No fundo, os "play offs" da Liga das Nações substituem o antigo "play off" da qualificação, com as quatro equipas que daí saírem a juntarem-se às 20 já apuradas para o Campeonato da Europa.

Calendário do "jogo" entre Liga das Nações e qualificação para o Euro 2020.

Calendário da Liga das Nações

Jornada 1: 6–8 setembro 2018
Jornada 2: 9–11 setembro 2018
Jornada 3: 11–13 outubro 2018
Jornada 4: 14–16 outubro 2018
Jornada 5: 15–17 novembro 2018
Jornada 6: 18–20 novembro 2018
Sorteio da fase final: dezembro 2018
Fase final: 5–9 junho 2019
Sorteio do "play-off" para o Euro 2020: 22 novembro 2019
"Play off" para o Euro 2020: 26–31 março 2020

[Notícia atualizada a 10/09/2018]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos rodeira
    09 jun, 2022 Lagoa 22:13
    Qua o 1º criterio de desempate, caso duas equipas se encontrem na primeira posição com igualdade de pontos.
  • Martim
    06 set, 2018 Lisboa 23:33
    Por amor e DEUS, Portugal está com os Tibarões. HAHAHA. Portugal é um Tubarão (Campeão da Europa), ainda querem mais. É como na RTP1 dizem que Portugal empatou com o Vice- campeao do Mundo, NÃO O campeão da Europa jogou com a Croacia.

Destaques V+