Tempo
|
A+ / A-

Ambiente

Por onde navegas, Greta? Como acompanhar a viagem da ativista em tempo real

20 nov, 2019 - 16:07 • Redação

A aventura começou no dia 13 de novembro e termina no início de dezembro, com o desembarque da jovem ativista sueca em Espanha. Até lá tem duas paragens previstas em Portugal.

A+ / A-

A jovem ativista sueca, Greta Thunberg, está a caminho de Portugal a bordo do catamarã La Vagabonde ("A Vagabunda") e é possível acompanhar em tempo real a sua viagem.

Com ela seguem os australianos Riley Whitelum e Elayna Carausu, acompanhados do filho menor e da velejadora profissional Nikki Henderson.

No site Sailing La Vagabonde (“A Vagabunda a Navegar”, numa tradução livre) é possível saber-se a velocidade a que o barco navega, as coordenadas onde se encontram em dado momento e a direção dos ventos.

“Foi uma noite gravíssima! Velejámos entre duas ou três tempestades”, escreveu Henderson no Facebook ao oitavo dia da viagem. “Um trovão quase me fez saltar da minha pele... Estava só à espera para ver se havia monstros debaixo da minha cama.”

Apesar de estarem em pleno oceano Atlântico, os tripulantes não deixam de utilizar as suas redes sociais, usando-as como diários de bordo. A velejadora é a mais ativa dos cinco, publicando todos os dias informações de como está a decorrer a viagem.

Outro episódio partilhado foi um momento lúdico, em que Greta Thunberg ensinou a tripulação a jogar "Yatzy", uma brincadeira muito popular nos países escandinavos.

A embarcação "A Vagabunda", catamarã onde a jovem ativista sueca se desloca até aos Açores, tem uma pegada ecológica quase nula.

Depois da paragem prevista nos Açores, ainda sem data concreta, Greta Thunberg passará ainda por Lisboa, onde vai participar numa sessão promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

Esta viagem tem como destino final Madrid, que este ano vai acolher a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, entre 2 e 13 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+