Tempo
|
A+ / A-

Até ao final do ano pode viajar nas Terras de Trás-os-Montes por menos de um euro

20 nov, 2019 - 15:44 • Agência Lusa

Viagem entre Mirandela e Bragança, que tem como preço tabelado 6 euros, passa a custar cerca de 60 cêntimos.

A+ / A-

A população dos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes pode viajar por todo este território até ao final do ano por apenas alguns cêntimos, divulgou esta quarta-feira esta instituição.

Trata-se de uma medida da CIM que decidiu aplicar a tranche a que teve direito do PART - Programa de Apoio à Redução do Tarifário nos Transportes Públicos - na redução de 90% do preço dos bilhetes nas 76 carreiras que servem os concelhos incluídos na comunidade: Macedo de Cavaleiros, Bragança, Mirandela, Vinhais, Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Vila Flor.

A partir de hoje, uma viagem de autocarro entre Mirandela e Bragança fica por cerca de 60 cêntimos, enquanto até aqui o bilhete custava seis euros, de acordo com um dos exemplos apresentados pelo presidente da CIM, Artur Nunes.

A ideia inicial da Comunidade Intermunicipal era a gratuitidade dos bilhetes, mas, segundo explicou, questões técnicas, como a emissão e controlo dos bilhetes por parte das operadoras, impediram este propósito.

Transportes gratuitos é o cenário ideal que o presidente da CIM defende para este território e para a qual prometeu reivindicar financiamento junto do Governo, por entender que esta seria uma medida de discriminação positiva.

A CIM Terras de Trás-os-Montes recebeu do PART quase 176 mil euros que tem aplicado na redução dos bilhetes no território.

A primeira redução foi de 15% entre maio e julho, seguida de outra para 40% que estimulou um aumento da procura médio mensal de 13%, ou seja, mais 1.500 bilhetes vendidos por mês.

Artur Nunes observou que “fazer serviço de transportes no litoral é relativamente fácil porque há muita gente e é atrativo o negócio, onde não é atrativo é nos territórios do interior onde há pouca gente, longas distâncias”.

As carreiras locais são asseguradas por quatro operadoras privadas, às quais o presidente da CIM realçou “o esforço que também fazem” devido aos condicionalismos existentes.

As sucessivas reduções que têm ocorrido nos preços do bilhete equivalem a um investimento superior a 100 mil euros para compensar as operadoras.

Estas medidas têm sido tomadas enquanto a CIM ultima o plano de transportes para uma nova rede no território, que só deverá ficar pronto para ir a concurso público no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+