Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​A Catalunha e a Europa

20 nov, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Alguns independentistas catalães estão frustrados porque Bruxelas não os apoiou. Mas não o poderia fazer: a Europa comunitária é uma união de Estados.

"Somos europeístas e queremos ter voz própria na Europa”, afirmou um membro do governo autónomo da Catalunha, Alfred Bosch, na apresentação pública de um documento deste governo sobre a integração europeia.

O mesmo político reivindicou que “quem decide as coisas na Europa são os cidadãos europeus”, e afirmou que “o caso catalão traz uma oportunidade única para debater este tipo de coisas”. Segundo Bosch, a União Europeia “apostou forte no princípio da subsidiariedade e tem que estar tão perto do cidadão quanto for possível”; o mesmo político alertou, ainda, para que, “se não conseguirmos, virão mais Brexits”.

Parece-me demasiado forçada esta conclusão. O Brexit é que pode levar ao fim do Reino Unido, com a possível independência da Escócia e, a médio prazo, integrando o Ulster (Irlanda do Norte) na República da Irlanda.

Em abril do ano passado escrevi aqui: “Os independentistas tinham a expectativa, ou a ilusão, de que a União Europeia mediasse o conflito. Mas, como era previsível, a UE afastou liminarmente essa hipótese. O Tratado de Lisboa determina que a UE deve respeitar as funções dos Estados membros, incluindo assegurar a sua integridade territorial”.

A Europa comunitária é uma união de Estados. Seria absurdo que ela contribuísse para privar um Estado membro de uma parte do seu território. Por isso alguns independentistas catalães estão frustrados por não receberem apoio de Bruxelas.

Acresce que o independentismo da Catalunha está longe de ser uma aspiração da maioria dos habitantes daquela região. Os independentistas têm maioria no parlamento autonómico graças a uma lei eleitoral que dá mais votos às zonas rurais; na cidade de Barcelona, por exemplo, a maioria é contrária à separação de Espanha.

Por outro lado, não parece ter sido grande ideia procurar chamar a atenção das instâncias europeias e internacionais para a causa independentista bloqueando algumas autoestradas que ligam a Catalunha a França, como aconteceu há dias. A polícia francesa agiu energicamente para pôr fim a esses bloqueios.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.