Da eterna "inquietação" ao "heróico paranóico FMI". Cinco canções de José Mário Branco que não vamos esquecer

19 nov, 2019 - 10:11 • Joana Gonçalves

Músico, compositor, letrista e produtor foi autor de várias obras que passam por géneros como a música popular, de intervenção ou o fado. O cantor e compositor morreu esta terça-feira, aos 77 anos.

A+ / A-

Músico, compositor, produtor e poeta, José Mário Branco, "pequeno burguês de origem", como se apresentava, é consensualmente considerado um dos mais importantes autores e renovadores da música portuguesa.

No dia da sua morte, recordamos cinco canções de que não vamos esquecer.

A eterna "Inquietação"

Um sentimento universal entre os milhares de jovens portugueses que atravessaram um período de incerteza, mas de grande esperança.

Com um instinto inquieto, crítico e revolucionário, José Mário Branco deu voz às convicções coletivas de uma geração que celebrou a oposição ao regime. Seguiu-se o desencanto que exaltou, com um inconfundível espírito interventivo.

“Cá dentro inquietação, inquietação
É só inquietação, inquietação
Porquê, não sei
Porquê, não sei
Porquê, não sei ainda

Há sempre qualquer coisa que está pra acontecer
Qualquer coisa que eu devia perceber P
orquê, não sei

Porquê, não sei
Porquê, não sei ainda"


"Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades"

Na década de 70, como nas que se seguiram, a vontade seguiu a mutação do tempo. O medo deu lugar à esperança, que cedo passou a desencanto.

"Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades" é o primeiro álbum a solo de José Mário Branco gravado em 1971 em Paris, onde esteve exilado e de onde apenas regressou depois do 25 de Abril de 1974.

Na canção com o mesmo nome, talvez a mais célebre de todas as suas produções, o cantautor ousou adaptar as palavras de Luís de Camões numa obra que revolucionou a música portuguesa.


"Qual é a tua, ó meu?"

Num registo bem mais popular, José Mário desafiou o regime autoritário num tom quase burlesco. A ideologia comunista está especialmente presente nesta canção, com a refrência à "voz do operário", que nunca "fala só".

A provocação é clara e reveladora do espírito revolucionário do cantor que contagiou quem, como ele, recusou aceitar uma ditadura datada.

Qual é a tua, ó meu?
Andares a dizer "quem manda aqui sou eu"?
Qual é a tua, ó meu?
Nesse peditório o pessoal já deu.



O trono é d' "O Charlatão"

É impossível lembrar José Mário Branco sem falar em democracia. Prova disso é a canção "O Charlatão" - uma severa crítica ao sistema à época instaurado. Mais de quatro décadas depois do lançamento, o poema mantém-se atual.

Na travessa dos defuntos
charlatões e charlatonas
discutem dos seus assuntos
repartem-se em quatro zonas
instalados em poltronas

P'rá rua saem toupeiras
entra o frio nos buracos
dorme a gente nas soleiras
das casas feitas em caco
sem troca de alguns patacos

É entrar, senhorias
a ver o que cá se lavra
sete ratos, três enguias
uma cabra abracadabra

Entre a rua e o país
vai o passo de um anão
vai o rei que ninguém quis
vai o tiro dum canhão
e o trono é do charlatão


Não há força que detenha o "FMI"

Aos 37 anos deu voz a inquietações que não eram só suas, mas de tantos portugueses que, em 1980, enfrentavam a “ressaca” do PREC. Desilusões das conquistas de abril, culpas “atiradas para os da frente” e a revolta com a intervenção do FMI. “Entretém-te filho, entretém-te”, repetiu tantas vezes, com o característico tom irónico, antes do grito final “Quero ser feliz porra, quero ser feliz agora!”

Uma interpretação única, arrepiante, atual e irrepetível. No palco do Teatro Aberto, como na vida, sem receio de revelar fragilidades, José Mário Branco foi artista revolucionário, ativista cultural, social, político e, acima de tudo, português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+