Tempo
|
A+ / A-

EUA

Supremo bloqueia divulgação de declaração de rendimentos de Trump

18 nov, 2019 - 19:38 • João Pedro Barros com Reuters

Se a mais alta instância jurídica dos EUA decidir não ouvir o recurso do Presidente, dados financeiros terão de ser entregues à Câmara dos Representantes. Luta de Trump contraria hábito dos antecessores.

A+ / A-

O Supremo Tribunal dos EUA bloqueou esta segunda-feira, com caráter temporário, a decisão que obrigava a empresa de contabilidade de Donald Trump a fornecer as últimas declarações de rendimentos do presidente ao Comité de Supervisão e Reforma Governamental da Câmara dos Representantes, liderado pelo Partido Democrata.

A decisão é assinada pelo juiz-presidente do Supremo, John Roberts, e não indica se o recurso de Trump para a mais alta instância jurídica nacional, visando manter o segredo dias suas finanças, vai ser analisado. Apenas paralisa formalmente o processo até uma decisão do coletivo de nove juízes.

Trump tem defendido com unhas e dentes a privacidade dos seus dados financeiros, que também é posta em causa por outro processo paralelo que decorre em Nova Iorque. Neste caso, a decisão de que Trump deve entregar as suas declarações de rendimentos é do Tribunal de Recurso do Distrito de Columbia, em Washington, que confirmou a decisão tomada em outubro de obrigar a empresa Mazars a ceder os dados. Donald Trump anunciou na sexta-feira que iria recorrer ao Supremo.

Esta segunda-feira, o referido comité anunciou não se opor a um prazo de dez dias para que os dados financeiros sejam entregues, mas recusa-se a alargar esse prazo, como defendem os advogados de Trump.

Se o Supremo Tribunal recusar liminarmente o recurso de Trump, o Presidente seria obrigado a entregar a documentação. Todos os presidentes desde Richard Nixon – eleito pela primeira vez em 1968 – tornaram pública informação sobre as suas finanças, o que se tornou uma tradição presidencial.

Na atual composição do Supremo há uma maioria conservadora de 5-4, tendo dois dos juízes tidos como conservadores sido escolhidos pelo próprio Donald Trump.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+