Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos mudam de posição e aceitam colonatos israelitas na Cisjordânia

18 nov, 2019 - 20:17

Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, considera que a construção de colonatos judaicos nos territórios palestinianos não é uma violação do direito internacional [em atualização].

A+ / A-

Os Estados Unidos anunciaram esta segunda-feira o apoio à construção de colonatos israelitas na Cisjordânia, revertendo uma posição com quatro décadas.

“A instalação de colonatos civis israelitas não é, por si só, inconsistente com a direito internacional”, disse aos jornalistas o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

A decisão dos Estados Unidos representa uma vitória para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que luta para continuar no poder, e uma derrota para os palestinianos.

Benjamin Netanyahu aplaude a revisão da posição norte-americana sobre os colonatos na Cisjordânia e considera que “corrige um erro histórico”.

O porta-voz de Mahmoud Abbas, o Presidente da Autoridade Palestiniana, considera que o anúncio dos Estados Unidos “contraria totalmente o direito internacional”.

Com receio de retaliações, a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém emitiu um alerta para os viajantes norte-americanos que pretendam visitar a Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+