Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de Bruxelas

Bruxelas mais otimista que Lisboa no crescimento

07 nov, 2019 - 14:04 • Pedro Caeiro

Dia marcado pela divulgação das previsões económicas de Bruxelas para este ano, com uma previsão de crescimento de 2% em 2019 e de 1,7% em 2020. Olhamos, ainda, para a forte presença de altas instâncias europeias na WebSummit de Lisboa.

A+ / A-
2019.11.07 VISTO DE BRUXELAS

A Comissão Europeia está mais otimista do que o Governo, em relação às perspectivas de crescimento da economia portuguesa, para este ano. A Comissão Europeia divulgou esta quinta-feira as previsões económicas de Outono. Melhorou em três décimos a previsão de crescimento de Portugal (para 2%) este ano, um décimo acima do esperado pelo Governo, e manteve a anterior previsão de 1,7% para o próximo ano.

O executivo comunitário estima que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal cresça 2% este ano, acima da anterior estimativa de 1,7% divulgada em Julho e um décimo acima da previsão do Governo. Já para 2020, a Comissão Europeia manteve em 1,7% a previsão para o crescimento da economia portuguesa, abaixo do antecipado pelo executivo português.

Para Francisco Sarsfield Cabral, “não há grandes diferenças nestas previsões face ao passado. Moscovici admite que tem sido mais pessimista para Portugal e Espanha porque prefere jogar pelo seguro e que as diferenças se justificam sobretudo com o enquadramento externo, onde a incerteza é geral”. Ainda assim, o especialista da Renascença em Assuntos Europeus diz que “é positiva a visão”.

WebSummit “cheia” de comissários

Da proteção de dados e denunciantes à fiscalidade das grandes tecnológicas, não faltaram oportunidades para a intervenção e comissários europeus na WebSummit deste ano. Um dos temas fortes foi o da proteção de dados e dos denunciantes (de que é exemplo Edward Snowden) e levou, por exemplo, a nova comissária europeia para a Justiça, Vera Jourová, a reconhecer em Lisboa que “não há proteção legal suficiente no espaço comunitário para quem denuncia crimes de corrupção”.

Outro dos temas foi o da taxação das grandes empresas tecnológicas e a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, veio à Web Summit defender um sistema de impostos unificado para as empresas tecnológicas, não apenas na Europa, mas a nível global. Um cenário, acrescentou, que parece ser realizável em breve. De resto, na mesma linha, também o Primeiro-ministro aproveitou a ida à Web Summit para defender uma taxação dos “grandes gigantes do digital”.

Sombra do Brexit esteve presente

O antigo Primeiro ministro britânico Tony Blair voltou à Web Summit e, no palco temático dedicado às sociedades do futuro, voltou a apelar à realização de um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido na Europa. “O Brexit consumado seria terrível, era o adeus à Europa”, disse Blair. Outra das personalidades a passar pelo palco central foi Michel Barnier, negociador da União Europeia para o Brexit. O diplomata diz que, no atual momento das negociações, ainda há um risco de se cair num precipício – se houver uma saída do Reino Unido sem acordo – e apelou à vigilância da todos os cidadãos.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+