Tempo
|
A+ / A-

Professor aposentado cria “museu” do porta-chaves

14 nov, 2019 - 15:21 • Liliana Carona

São quase oito mil exemplares. O museu é "caseiro", mas José Sousa sonha com outros voos. "Não sabermos explorar o que temos, mas enfim...”

A+ / A-

José Sousa, professor de História aposentado, residente em Carvalheda, concelho de Celorico da Beira, coleciona porta-chaves desde a década de 70 do século passado. São de marcas publicitárias ou de figuras políticas, passando pela geografia internacional, totalizando quase oito mil exemplares - 7.758, devidamente divididos por setores -, cada um com a sua história.

Estão pendurados no teto, nas paredes, em todo o lado, numa espécie de garagem que armazena o espólio de uma vida de porta-chaves. Aos 80 anos, José Sousa ainda se lembra do primeiro que ali foi parar: “Este, que é de Coimbra, que foi a minha mulher que me ofereceu, ainda solteiros.”

Casados há 56 anos, José e Dulce procuram sempre por novos porta-chaves. “Em feiras de antiguidades, saídas que fazemos, toda a gente sabe que ele colecionador e esse é o melhor presente, sabem que coleciona e oferecem”, conta ela.

Para o professor de História, os porta-chaves contam histórias. “O porta-chaves do Salazar, do Sá Carneiro, do Mário Soares, do Marcelo Rebelo de Sousa...”, diz, enquanto sobe a um escadote para ir retirando do teto alguns exemplares.

José diz que por ali há porta-chaves das localidades do país, do futebol, do setor do desporto, de marcas e firmas. “É o meu 'hobby', tenho alguns da ida do Papa João Paulo II ao Brasil, que ainda ele estava no Vaticano e eu já tinha os porta-chaves do Brasil na minha coleção”, revela.

José Sousa confessa que se indigna quando não encontra o porta-chaves que quer. “Fui ao Convento de Mafra e disseram-me que não tinham. Comprei lá um da Torre de Belém. Uma casa daquelas... Acho imperdoável não terem lá porta-chaves do Convento de Mafra”, desabafa, sem, contudo, deixar de avançar uma explicação para o facto: "Hoje, como há outros meios de divulgação dos produtos, dedicam-se menos aos porta-chaves”.

O "museu" dos porta chaves por enquanto fica localizado na própria habitação de José Sousa, mas o professor sonha com outros voos. "Não sabermos explorar o que temos, mas enfim...”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Sousa
    15 nov, 2019 Trofa 16:29
    Eu também me interesso muito por colecções. Tenho guardado colecções de porta-chaves, de calendários de bolso, de postais ilustrados. É bom ter estas colecções porque ajudam a passar o nosso tempo. Acho que uma pessoa que se dedica ao coleccionismo é fazer cultura e deve preservar as suas colecçoes.

Destaques V+