Tempo
|
A+ / A-

Assistente do Google já está em português (e sabe o resultado do jogo com a Lituânia)

14 nov, 2019 - 23:23 • João Pedro Barros

Testamos um telemóvel na redação da Renascença e conseguimos que nos dissesse, por exemplo, as horas ou o resultado do Portugal-Lituânia.

A+ / A-

O Assistente do Google, uma funcionalidade que permite ao utilizador ter uma conversa natural com o seu dispositivo, está disponível a partir desta quinta-feira em português de Portugal.

A notícia foi avançada pela filial da Google no país, que sublinha que o assistente está disponível em todos os dispositivos Android com a versão Marshmallow ou superior (nas definições do aparelho, em sistema, pode descobrir a versão). Depois, basta descarregar a aplicação Google.

O assistente está também disponível para equipamentos com sistema operativo iOS, sendo necessário para tal descarregar a respetiva aplicação na App Store.

“Com o Assistente Google, o utilizador passa a ter um verdadeiro assistente pessoal à distância de um toque. Precisa de saber como se diz ‘Bom dia’ em alemão ou encontrar uma pizzaria perto do local onde se encontra? Basta pedir ajuda ao Assistente Google e terá todas as suas questões esclarecidas”, explica a Google Portugal.

Para aceder ao assistente – e se cumprir as condições assinaladas anteriormente – pode premir o botão “home” continuadamente e depois usar a frase “ok Google”. De seguida faça perguntas e pedidos.

Na redação da Renascença testamos com sucesso o sistema, ao pedir para ligar a determinada pessoa e ao perguntar as horas ou o estado do tempo. Também pedimos para o assistente nos dizer o resultado do jogo entre Portugal e Lituânia e a resposta foi rigorosa. Para perguntas mais completas – por exemplo, quantos golos tem Cristiano Ronaldo na carreira –, o sistema encaminhou-nos para os resultados do motor de busca face à expressão em causa.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+