Tempo
|
A+ / A-

Facebook. Erro ativa câmara do telemóvel sem conhecimento do utilizador

13 nov, 2019 - 07:34 • Joana Bourgard

O erro acontece apenas nos telemóveis com o sistema operativo iOS, presente nos telemóveis da Apple.

A+ / A-

Um utilizador da rede social Facebook descobriu que a aplicação, quando é aberta nos telemóveis com o sistema operativo iOS, presente nos telemóveis Apple, ativa a câmara sem permissão.

Joshua Maddux, o norte-americano que descobriu o “bug”, apercebeu-se do erro quando estava a navegar pelo feed de notícias do Facebook e uma parte do ecrã disponibilizou imagens captadas pela câmara do telemóvel.

O responsável pela gestão de produto do Facebook, Guy Rosen, recorreu à rede social Twitter para reconhecer a existência do “bug” e explicou que ao ser corrigido um outro erro foi “inadvertidamente introduzido um bug que faz com que a aplicação navegue parcialmente pela câmara. Não temos provas de que as fotografias ou vídeos tenham sido transmitidos”.

O Facebook já submeteu o erro à Apple e espera ter uma versão corrigida ao longo desta quarta-feira.

A rede social de Mark Zuckerberg tem lutado para manter uma imagem de transparência e credibilidade, afetada pelo escândalo da Cambridge Analytica onde ficou conhecido que o Facebook forneceu dados de mais de 87 milhões de utilizadores à empresa contratada para a campanha presidencial de Donald Trump, em 2016.

No início deste ano, foi também tornado público que milhões de dados do Facebook ficaram expostos através de servidores da Amazon.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+