13 nov, 2019 - 14:38 • José Carlos Silva
Exterior
As diferenças para com a anterior geração estão bem à vista. O série 1 mudou para melhor. Com uma grelha de maiores dimensões a tomar conta da frente, e uma traseira mais refinada, com os grupos óticos mais esguios. Tem um ar mais arredondado, e ganhou em beleza.
Interior
A qualidade dos materiais está ao nível a que o construtor Bávaro habituou a sua clientela. São de qualidade, numa mistura sóbria e desportiva a piscar o olho a uma clientela jovem, que não prescinde de algum status. O espaço é bastante razoável sobretudo à frente. A bagageira tem 380 litros.
Motor
Este Série 1, é um 116d, com um bloco de 1496 cm cúbicos, capaz de debitar 116 cavalos. Não é muito, mas é o suficiente para passar a barreira do zero aos cem em 10.1 segundos.
A condução é isenta de críticas, com uma suspensão capaz e responsável, e se não impressiona nos arranques, já o mesmo não se pode dizer a curvar. Este BMW 116d é simplesmente genial em estradas sinuosas, onde para o tirar do “sério” é uma dor de cabeça. Parece imune a subviragens ou sobreviragens. Soltar a traseira, com as ajudas à condução ligadas, não é fácil.
Fácil é, contudo, ultrapassar os consumos anunciados pela marca alemã que em urbano apontam para os 4 litros e meio aos cem.