Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação de Treinadores vai defender Vítor Pereira da justiça grega

13 nov, 2019 - 12:45 • João Paulo Ribeiro , com Redação

O português foi condenado a oito meses de prisão, com pena suspensa, por "comportamento incorreto" e incitação à violência. José Pereira, presidente da ANTF, considera "um exagero".

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, garante, em entrevista a Bola Branca, que vai procurar uma forma de defender Vítor Pereira, que foi condenado a oito meses de prisão, com pena suspensa, pela justiça da Grécia, por "comportamento incorreto" e incitação à violência, quando treinava o Olympiacos.

"Vamos perceber melhor [o que se passa] e ver o que podemos fazer na defesa do Vítor Pereira", assegura José Pereira, para quem o técnico português, que agora treina o Shanghai SIPG, da China, "é uma pessoa educada, uma pessoa de princípios e que respeita os seus adversários".

O caso remonta a fevereiro de 2015, num Panathinaikos-Olympiacos. Os problemas começaram ainda antes do início, quando Vítor Pereira fez um gesto obsceno na direção das claques do Panathinaikos. No momento em que o português se aproximou, os ultras da equipa da casa lançaram fumos e tochas para a zona onde ele estava, tendo a situação sido agravada quando a claque forçou a entrada no relvado. Vítor Pereira foi mesmo obrigado a fugir para escapar à fúria dos adeptos rivais.

José Pereira considera que o caso não passou de "um momento de menor felicidade que apoquentou" Vítor Pereira e critica a decisão do tribunal, por excesso de zelo: "Não representa aquilo que ele é. Ele é uma pessoa espetacular, gosta de ganhar como todos nós gostamos e acho um exagero aquilo que estão a fazer com ele neste momento."

Os cinco treinadores portugueses na CAN

Também no plano internacional, há cinco treinadores portugueses na fase de qualificação da CAN: António Oliveira (Camarões), Luís Gonçalves (Moçambique) e Rui Águas (Cabo Verde), todos no mesmo grupo, e Pedro Gonçalves (Angola) e Paulo Duarte (Burkina Faso).

Para José Pereira, a presença tão forte na competição de seleções africana é "demonstração da competência" dos treinadores portugueses:

"Nós assumimos a presidência da União dos Treinadores Futebol Lusófona e isso veio reforçar o interesse que temos manifestado em reunir todos estes países, africanos e o Brasil, no sentido de irmos ao encontro do conhecimento, proporcionarmos o desenvolvimento da sua atividade e a sua formação de treinadores em consonância com aquilo que vamos fazendo. É pena que os treinadores portugueses se encontrem no mesmo grupo, o que implica que nem todos podem passar à fase seguinte e, portanto, algum vai ficar pelo caminho."

Efeito Jorge Jesus no Brasil e em Portugal

Numa entrevista sobre o sucesso de treinadores portugueses no estrangeiro, é inevitável falar do homem do momento: Jorge Jesus, técnico do Flamengo, que está prestes a sagrar-se campeão brasileiro e que levou o Mengão à final da Taça Libertadores, quase 40 anos depois.

"É isto que se esperava dele. Jesus é aquilo que nós sabemos. É de facto um dos melhores treinadores do mundo em termos de operacionalização da ideia de jogo. Ideia de jogo todos nós temos. A dificuldade depois é operacionalizar em termos de treinos aquilo que são as nossas ideias e aí ele é muito competente e não há dúvida nenhuma que, para nós, treinadores portugueses, é efetivamente um grande feito e tem uma grande importância para a implantação dos treinadores portugueses pelo mundo fora", enaltece José Pereira, presidente da ANTF.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+