Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PSP alerta. Estão a aumentar burlas através do MB Way

12 nov, 2019 - 10:07 • Cristina Nascimento

Esquema passa por fingir interesse na aquisição de um bem à venda online. PSP recomenda que nunca se siga instruções de desconhecidos para pagamentos através desta forma de pagamento.

A+ / A-

A Polícia de Segurança Pública alerta para um aumento de burlas através do MB Way. O aviso lê-se na página oficial da PSP na rede social do Facebook.

Em 2018, registou 99 denúncias sobre burlas com recurso a esta plataforma, um número que, só até maio de 2019, já subiu para 135 registos.

Nesta publicação, a PSP revela que o método de ação dos burlões envolve também plataformas de vendas online – OLX, CustoJusto, entre outros, entrando em contacto com as vítimas, fingindo ter interesse na aquisição de algum bem.

“Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB Way. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB Way e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima”, descreve a nota informativa.

As autoridades recomendam, assim, que quem não compreender o funcionamento da aplicação MB Way, “recuse o pagamento por esta via” e que “nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Henriques
    09 mar, 2020 Batalha 12:00
    Obrigado pelo aviso.. Já agora porque não avisa os BANCOS a terem as mesmas dualidades de critérios na abertura de contas para burlões e para o cidadão comum? Já agora porque não avisa as operadoras telefónicas para procederem ao registo de cartões de telemóvel como o fizeram para mim? Já agora porque não avisa a Policia e bancos para procederem de imediato ao bloqueio da conta do burlão enquanto o dinheiro lá está? Porque só o fazem depois? A isto chamo de CONIVÊNCIA (era melhor estarem calados).
  • 12 nov, 2019 13:21
    As idiologias nao matam a fome! A comida e que mata a fome" por isso ele esta gordo que nem um porco!

Destaques V+