Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia espanhola desmantela rede que distribuía euros falsos em Portugal

12 nov, 2019 - 10:58 • Lusa

Foi "desmantelada uma gráfica clandestina" em Huelva e detidas seis pessoas.

A+ / A-

A Polícia Nacional espanhola deteve seis pessoas numa operação em que desmantelou uma gráfica clandestina em Huelva (Andaluzia) que produzia notas falsas que distribuía em lojas e bares de Espanha e Portugal.

Numa operação feita em conjunto com a Europol (organismo que coordena as polícias europeias) foi "desmantelada uma gráfica clandestina" em Huelva e "evitada a distribuição" de 250 mil euros falsos em Espanha e Portugal, segundo comunicado da Polícia Nacional espanhola.

Foram ainda apreendidos mais de 8.200 euros falsos em notas com o valor nominal de 10, 20 e 50 euros, duas pistolas, três impressoras, três computadores, grande quantidade de papel, materiais metálicos, cartuchos de tinta, instrumentos de corte e outros materiais destinados à contrafação de dinheiro.

A polícia explicou que a investigação teve início em março deste ano, quando foram detetadas notas falsas, tendo-se chegado à conclusão de que a organização criminosa operava a partir da província de Huelva, que faz fronteira com o Algarve, onde as notas eram aparentemente distribuídas em pequenas lojas e bares.

Em seguida, a polícia descobriu que os falsificadores não só distribuíam no sul de Espanha, como também em Portugal.

"Uma vez desmontada a gráfica e preso o responsável pela falsificação, os investigadores localizaram e prenderam os cinco distribuidores das notas falsas, tendo a organização sido completamente desmantelada", conclui a polícia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+