Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tribunal Central anula multa ao Benfica por agressões a agentes da PSP

12 nov, 2019 - 16:25 • Redação com Lusa

Em causa estão alegados desacatos causados por membros dos No Name Boys, antes do clássico com o FC Porto da época 2017/18. Tribunal aceitou recurso do clube encarnado.

A+ / A-

O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) aceitou o recurso do Benfica e anulou a multa de 8.645 euros que lhe foi aplicada, pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, por alegadas agressões de membros do grupo organizado de adeptos, vulgo claque, No Name Boys a agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), antes da receção ao FC Porto, a 15 de abril de 2018.

"É inconstitucional considerar que, com base em relatórios da equipa de arbitragem ou do delegado da Liga, sócios ou simpatizantes de um clube praticaram condutas social ou desportivamente incorretas é suficiente para, sem mais, dar como provado que essas condutas se ficaram a dever à culposa abstenção de medidas de prevenção de comportamentos dessa natureza por parte desse clube", esclarece o acórdão do tribunal, a que a Lusa teve acesso.

O castigo, aplicado em outubro de 2018, punia alegadas agressões de membros dos No Name Boys a agentes da PSP, no Estádio da Luz e nas imediações do recinto, antes do clássico com o FC Porto, na jornada 30 do campeonato, que os dragões venceram por 0-1.

No fundo, o TCAS considerou que o CD estava a "impor ao clube uma responsabilidade objetiva por facto de outrem".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+