Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo deseja que "corra bem o rescaldo eleitoral e a formação de governo" em Espanha

11 nov, 2019 - 22:05 • Lusa

"O que for bom para Espanha é bom para Portugal", disse o Presidente da República à chegada a Roma.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, espera que "corra bem o rescaldo eleitoral e a formação de governo" em Espanha, na sequência das eleições legislativas de domingo.

Em declarações aos jornalistas, à chegada a Roma, para uma visita de Estado a Itália, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a mensagem de que "o que for bom para Espanha é bom para Portugal" e "o que não for bom para Espanha é mau para Portugal".

"Portanto, eu desejo que corra bem, agora que estão realizadas as eleições, que corra bem o rescaldo eleitoral e a formação de governo e a situação política espanhola, que é importante. É um país vizinho, é um país irmão e é um país que connosco partilha muitíssimas posições na União Europeia", acrescentou.

Questionado sobre o crescimento do partido de extrema-direita Vox, que passou a terceira força política em Espanha, o chefe de Estado respondeu: "Isso não vou comentar".

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi a força mais votada, com 28% dos votos, mas perdeu três lugares no parlamento, passando a ter 120, seguido pelo Partido Popular (PP), com 20,8% dos votos e 88 deputados, e pelo Vox, com 15,1% e 52 eleitos.

O Unidas Podemos, com 12,8%, elegeu 35 deputados e o Cidadãos, com 6,8%, conseguiu 10 lugares no parlamento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+