Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fundador dos Capacetes Brancos, na Síria, cai da varanda depois de a Rússia o acusar de ser espião

11 nov, 2019 - 12:17 • Redação

Segundo a Rússia, o britânico James Le Mesurier era um espião e os Capacetes Brancos apoiavam grupos terroristas na Síria.

A+ / A-

O cidadão britânico James Le Mesurier foi encontrado morto perto da sua casa em Istambul, esta segunda-feira, tendo aparentemente caído da sua varanda, segundo o jornal britânico "The Independent".

Le Mesurier era um antigo oficial das Forças Armadas britânicas e ajudou a fundar a organização Capacetes Brancos entre os refugiados sírios que se opunham ao regime de Bashar al-Assad.

Os Capacetes Brancos operavam em cidades da oposição na Síria, socorrendo vítimas de ataques, e receberam vários prémios internacionais pelo seu trabalho.

Mas a organização também foi acusada diversas vezes de estar ao serviço dos grupos que lutavam contra o regime sírio, muitos dos quais de inspiração jihadista, bem como de falsear ataques e resgates, circulando as imagens nas redes sociais para gerar simpatia pela oposição síria.

A morte de James Le Mesurier surge dias depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter acusado o britânico de ser espião. Numa mensagem publicada no Twitter, uma porta-voz do ministério russo afirmou que Mesurier era um “ex-agente do MI6, que tem sido visto em todo o mundo, incluindo nos Balcãs e no Médio Oriente. As suas ligações a grupos terroristas já tinham sido noticiadas durante a sua missão no Kosovo”, dizia a mensagem.

Maria Zakharova disse ainda que os Capacetes Brancos são um grupo que “encena provocações” e que tem planeado e levado a cabo uma série de “falsos e impiedosos ataques químicos”.

Le Mesurier, que deixa dois filhos, era uma figura muito estimada pelos opositores ao regime sírio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+