Tempo
|
A+ / A-

Corpo do trabalhador que caiu em pedreira de Vila Viçosa está preso e soterrado

10 nov, 2019 - 12:26 • Redação com Lusa

Manobrador da máquina foi localizado na manhã deste domingo, mais de 24h depois do acidente.

A+ / A-

O corpo do trabalhador que sábado caiu numa pedreira em Vila Viçosa está preso e soterrado a cerca de 24 metros de profundidade, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

O manobrador da máquina foi localizado por volta das 12h, mas os trabalhos de resgate continuam, não tendo sido ainda encontrada uma solução para retirar a vítima, disse a 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora, Maria João Rosado.

A responsável explicou que, durante a manhã, começaram com trabalhos na escarpa "para despistar uma eventual hipótese de o operário de encontrar nessa área", mas, entretanto, essa missão foi suspensa e as equipas iniciaram as operações de mergulho.

O corpo foi encontrado "a cerca de 24 metros de profundidade", acrescentou a responsável em declarações aos jornalistas no local onde estão a decorrer os trabalhos.

O homem - um trabalhador, de 51 anos, residente no concelho vizinho de Borba, segundo disse à Lusa fonte dos bombeiros - "encontra-se soterrado numa câmara que foi construída pelo depositar das rochas", apontou a mesma fonte do CDOS.

"Na parte superior está a máquina envolvida neste sinistro. Neste momento o corpo encontra-se preso e não é possível retirá-lo", acrescentou.

As equipas de resgate estão a estudar várias hipóteses, entre as quais a de "recorrer a uma grua para fazer o desvio da máquina".

Queda foi de cerca de 30 metros

Os trabalhos para resgatar o manobrador do 'dumper', que transportava pedras, tinham sido iniciados, durante a tarde de sábado, por mergulhadores da Força Especial de Proteção Civil e bombeiros da corporação de Reguengos de Monsaraz, que procederam a três mergulhos.

Em declarações aos jornalistas no sábado, no local, a 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora, Maria João Rosado, explicou que os trabalhos na pedreira, desativada e cheia de água, para onde caiu a máquina e o trabalhador, foram interrompidos "por já não existirem condições" de visibilidade para continuar as buscas no sábado.

"Infelizmente, apesar de já estar sinalizado o local onde se encontra a viatura, ainda não foi possível localizar a vítima", disse a responsável da Proteção Civil.

Segundo Maria João Rosado, a vítima do acidente de trabalho não está no interior da cabine da máquina industrial submersa, que é "muito grande e pesada, com cerca de 30 toneladas".

A máquina estava a fazer uma manobra de descarga de pedra quando caiu para o interior da pedreira, de uma altura de "cerca de 30 metros".

A profundidade da pedreira que está desativada e cheia de água ronda os 20 metros, segundo as autoridades.

Pedreira estava a ser fechada

O comandante dos bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, relatou à Lusa que o acidente ocorreu quando se procediam a trabalhos para "entulhar" e fechar a pedreira, localizada junto à estrada entre Vila Viçosa e Bencatel.

O alerta, segundo o CDOS de Évora, foi dado às 9h42 de sábado.

Este acidente aconteceu quase um ano depois (a data assinala-se no próximo dia 19) do desastre ocorrido no vizinho concelho de Borba, que provocou cinco mortos, devido ao aluimento de parte de uma estrada municipal que arrastou terra e pedras para o interior de duas pedreiras.

Questionada sábado pelos jornalistas sobre a comparação entre os dois acidentes, a segunda comandante distrital de operações de socorro de Évora disse que se trata de "uma questão com contornos diferentes", salientando que "todas as situações são sempre uma mais valia em termos de enriquecimento técnico e profissional".

[Notícia atualizada às 16h00]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+