Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Menos de 60% de espanhóis votaram até às 18h00

10 nov, 2019 - 15:15 • Redação

56,86% dos eleitores já tinham votado às 18h, menos que os 60,74% das eleições em Abril, à mesma hora. Reina a incerteza quando ao resultado e, sobretudo, quanto às soluções governativas.

A+ / A-

A afluência nas eleições legislativas que se celebram este domingo em Espanha caiu, até às 18h00 de Madrid (menos uma hora em Portugal continental) cerca de três pontos percentuais face ao valor registado no anterior sufrágio, em abril. Então, já tinham votado 60,74% dos eleitores, face aos 56,86% agora registados, anuncia o Ministério do Interior.

A participação eleitoral diminuiu em todas as comunidades autonómicas, pode verificar-se na mesma página, mas analistas eleitorais ouvidos pelo “El País” não dão para já muita importância aos dados, considerando que não são suficientes para se poder prever um aumento da abstenção.

O dia em Espanha tem sido marcado pelo frio em várias regiões, inclusive com queda de neve, mas o ato eleitoral tem decorrido sem incidentes, apesar da luta independentista estar acesa na Catalunha.

Os espanhóis foram chamados às urnas para escolher um novo Governo, mas segundo as sondagens a eleição voltará a não dar maioria absoluta a nenhum partido, por isso não se sabe ainda que solução governativa se irá encontrar. Esta é a quarta vez que os espanhóis vão votar em quatro anos.


[Notícia atualizada às 18h30]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+