Tempo
|
A+ / A-

Cardeal Patriarca elogia Meeting Lisboa. “Leva-nos ao cerne do Cristianismo”

09 nov, 2019 - 15:41 • Paula Caeiro Varela , João Pedro Barros

D. Manuel Clemente visitou evento que decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, e que inclui exposições, concertos, palestras e debates.

A+ / A-

O Cardeal Patriarca de Lisboa passou na manhã deste sábado pelo Meeting Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, e, em declarações à Renascença, elogiou o evento. Trata-se de um encontro anual promovido pelo movimento Comunhão e Libertação, que inclui exposições, concertos, palestras e debates.

D. Manuel Clemente destaca a importância de iniciativas como a que decorre este fim de semana e que é inspirada num encontro semelhante que se realiza desde 2012, em Itália.

“Não é um encontro casual, de toca e foge, como os que hoje relevamos tanto, e em que os millenials também são mais ou menos educados – coisas rápidas, de inputs e outputs. São realidades humanas convividas, apresentadas, também humanamente, com esta única tradução que somos capazes de entender. Por isso gosto muito e que haja mais”, declarou.

O Cardeal Patriarca de Lisboa ressalvou o significado do nome do evento, que exprime que não se trata de algo casual, mas como um sentido total.

“Meeting quer dizer encontro, encontro de muita gente com coisas que é preciso encontrar. Este, com o tema da realidade e esta exposição sobre Job, leva-nos ao cerne do Cristianismo, que é a resposta que Deus nos dá. Não em abstrato mas na pessoa de Jesus Cristo, onde morte, vida e finalmente ressurreição são isso mesmo, um facto que desde há 2000 anos, para aqueles que o conhecem e o seguem, se torna a realidade total”, avaliou D. Manuel Clemente, que evocou ainda S. Paulo.

“Os Colossenses estavam muito cheios de divagações, eram os vilões da altura, e Paulo escreve a dizer-lhes: ‘Deixem-se de fantasias, a realidade é Cristo’. Este meeting vai todo nesse sentido e vai muito bem, porque é a única coisa e a coisa total que enquanto cristãos temos para partilhar”, afirmou.

“Quem me dera ouvir de alguém a voz a humana” é o mote para o encontro deste ano do Meeting Lisboa, iniciativa que decorre até domingo, no Pavilhão Carlos Lopes, ao Parque Eduardo VII.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+