Tempo
|
A+ / A-

Almada

Urgência pediátrica do Garcia de Orta passa a encerrar todas as noites durante seis meses

08 nov, 2019 - 15:46 • Lusa com Redação

Serviço encerrou por diversas vezes durante a noite em outubro por falta de especialistas, levando o hospital a implementar um modelo de encerramento no período noturno aos fins de semana, até 18 de novembro.

A+ / A-

A Comissão de Utentes do Seixal disse hoje que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada (Setúbal), vai passar a encerrar todas as noites, a partir de 18 de novembro, por seis meses. A administração do Hospital Garcia de Orta ainda não confirmou o encerramento.

“A partir de dia 18 passa a encerrar todas as noites dos sete dias da semana”, disse José Lourenço, da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, depois de uma reunião com a administração do Garcia de Orta.

Este serviço encerrou por diversas vezes durante a noite em outubro por falta de especialistas, levando o hospital a implementar um modelo de encerramento no período noturno aos fins de semana, até 18 de novembro. No entanto, segundo o utente, a urgência pediátrica vai passar a estar aberta durante o dia, também ao fim de semana, mas fecha todas as noites, a partir das 21h00 até às 08h30 do dia seguinte, “pelo menos durante o prazo de seis meses”.

Estas informações foram transmitidas pela administração, segundo José Lourenço, que considerou a medida “preocupante”. “Vai aumentar a angústia que os utentes têm tido nestes últimos tempos, pela expectativa de, numa situação de emergência, terem que ir para Lisboa com os condicionalismos que existem na Ponte 25 de Abril”, explicou.

Já a comissão de utentes, vai fazer “um pedido de reunião urgente” à ministra da Saúde, Marta Temido. Além disso, tem já em vista uma ação de protesto para dia 18 de novembro, quando se iniciará o suposto encerramento noturno, equacionando “uma vigília dentro do hospital”, caso seja autorizada.

Na Parlamento, o PCP que discutir o encerramento noturno da urgência pediátrica do hospital Garcia de Orta, em Almada. Oara isso, os comunistas querem ouvir na comissão parlamentar a Ministra da Saúde, Marta Temido. Esta tarde deu entrada um requerimento na Comissão de Saúde, onde o PCP pede ainda a presença do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, bem como do Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

A falta de pediatras no Garcia de Orta já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais e, segundo o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, nem o lançamento de concursos foi suficiente para colmatar a carência porque “ninguém concorreu”. Atualmente, trabalham 28 médicos no serviço de pediatria, dos quais sete fazem urgência e apenas quatro podem fazer noites porque têm menos do que 55 anos.

No dia 26 de outubro, o presidente do Hospital Garcia de Orta informou que a urgência pediátrica deve normalizar “daqui a seis meses”, depois do lançamento de um novo concurso e do preenchimento das três vagas por contratação direta, autorizadas pelo Ministério da Saúde.

O Hospital Garcia de Orta serve os concelhos de Almada e Seixal, no distrito de Setúbal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+