Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Direção-Geral da Saúde

Cheques-dentista para crianças até aos sete anos já esgotaram

08 nov, 2019 - 19:18 • Lusa

As crianças sem direito a cheques-dentista poderão, no entanto, "ser alvo de uma referenciação para o médico dentista do centro de saúde”, adiantou a DGS.

A+ / A-

As famílias com crianças com menos de sete anos já não conseguem obter cheques-dentista porque esgotou o "plafond" de 28 mil vales autorizados para este ano, avançou a Direção-Geral da Saúde (DGS). “Este ano, o limite autorizado já foi alcançado podendo, no entanto, a criança ser alvo de uma referenciação para o médico dentista do centro de saúde”, adiantou a DGS sobre a falta de cheques-dentista.

Pai de uma criança de três anos, Armando Duarte deparou-se com este problema quando chegou ao seu centro de saúde, em Aveiro, e foi informado pela médica de família que não era possível emitir o cheque-dentista porque “o 'plafond' já tinha esgotado”.

Existem condições diferentes para o cheque-dentista consoante a idade. Para as crianças até aos sete anos, o cheque é emitido pelo médico de família quando são detetadas situações de considerável gravidade, ponderadas por critérios de dor e grau de infeção.

Estes são os requisitos para as crianças terem direito ao vale. Foi o que aconteceu ao filho de Armando Duarte. “Ele trouxe um recado para casa a dizer que tinha de ir ao médico de família para obter um cheque-dentista porque necessitava de intervenção”, contou, explicando que este “recado” foi enviado por técnicos de saúde, que terão protocolo com o Ministério de Saúde, e que tinham estado na creche.

No centro de saúde, Armando Duarte foi informado que a criança iria ficar “em lista de espera” e que em janeiro já teria acesso ao vale. “Achei estranho e entrei em contacto com a ARS [Administração Regional de Saúde] do Centro que confirmou que o plafond tinha acabado em agosto”, contou.

A DGS explicou que o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral disponibiliza, anualmente, 28 mil cheques para as crianças com menos de sete anos. Antes, sublinhou a DGS, eram atribuídos 20 mil vales, mas o 'plafond' foi aumentado para conseguir “abranger mais crianças”.

Neste momento, o limite já foi atingido, mas a DGS garante que as crianças podem ser referenciadas para o médico dentista do centro de saúde.

As crianças até aos sete anos têm direito a um cheque-dentista e quando entram para a escola pública ou para uma instituição particular de solidariedade social passam a ter direito a dois vales, que são entregues nas escolas.

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, que tem com principal objetivo a redução da incidência e da prevalência das doenças orais, abrange também jovens até aos 18 anos, grávidas, idosos e doentes infetados pelo VIH/SIDA.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+