Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"A NATO está em morte cerebral", diz Presidente francês

08 nov, 2019 - 00:07 • Redação com Reuters

Emmanuel Macron expressa dúvidas de que Trump acione o artigo 5.º da NATO, segundo o qual um ataque a um membro da organização representa um ataque contra todos.

A+ / A-

A NATO encontra-se em estado de “morte cerebral”. O alerta foi deixado esta quinta-feira pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

“O que estamos a experienciar atualmente é a morte cerebral da NATO”, declarou Macron em entrevista à “The Economist”.

O chefe de Estado avisa os parceiros europeus que a organização militar está em falência por causa da imprevisibilidade dos Estados Unidos sob a liderança de Donald Trump.

O líder francês expressa dúvidas de que Trump acione o artigo 5.º da NATO, segundo o qual um ataque a um membro da organização representa um ataque contra todos. “Não sei”, respondeu à pergunta do jornalista.

Emmanuel Macron considera que existe falta de coordenação estratégica entre os aliados europeus e os Estados Unidos e a Turquia.

Constatou também que existem sinais de que os Estados Unidos estão a “virar as costas” à Europa, dando o exemplo da retirada no nordeste da Síria que abriu a porta à ofensiva da Turquia contra os aliados curdos.

Numa reação a esta entrevista, a chanceler alemã, Angela Merkel, considerou que Macron está a exagerar.

“O Presidente francês escolheu palavras drásticas para expressar as suas posições. Não é assim que eu vejo o estado da cooperação na NATO”, declarou Angela Merkel.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+