Tempo
|
A+ / A-

Acusados por difamar vigário-geral da Diocese do Porto pedem desculpas

06 nov, 2019 - 14:09

Os dois arguidos têm ainda de pagar mil euros ao Centro Social do Grijó, em Vila Nova de Gaia.

A+ / A-

Duas pessoas da comunidade católica de Canelas, Vila Nova de Gaia, acusadas por difamar o vigário-geral da Diocese do Porto, António Coelho de Oliveira, chegaram a um acordo com o visado, pedindo-lhe desculpas.

O caso, cujo julgamento ira decorrer na Instância Local Criminal de Vila Nova de Gaia, relaciona-se com a destituição do anterior padre de Canelas, Roberto de Sousa, consumada em 2014 e geradora de uma divisão na comunidade católica daquela localidade que ainda subsiste.

Os arguidos eram o líder da contestação à saída do padre, que foi o fundador do movimento "Uma Comunidade Reage", Miguel Rangel, e que estava acusado de difamação agravada ao vigário-geral, e a paroquiana Luzia Pereira, a quem era imputado o crime de ameaça agravada ao mesmo responsável diocesano.

Luzia Pereira, diz a acusação, dirigiu mensagens de telemóvel ofensivas ao vigário-geral, que se constituiu assistente no processo, pelo menos em novembro de 2014 e fevereiro de 2015, uma das quais acusando-o de "não passar de um traidor e de um Judas Iscariotes".

Já Miguel Rangel, refere o Ministério Público, escreveu na rede social Facebook, em março de 2015, que a Cúria Diocesana "curto-circuita a gestão do centro social e paroquial para secar fundos e aproveita esse dado para acelerar a exoneração indigna e imoral do sacerdote" Roberto de Sousa.

Luzia Pereira manifestou arrependimento pela sua conduta e Miguel Rangel fez um pedido público de desculpas e vai publicar essa menção no Facebook e no Jornal de Notícias, como publicidade paga.

Ficou decidido ainda que ambos vão também entregar mil euros ao Centro Social de Grijó, Vila Nova de Gaia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Freitas
    08 nov, 2019 Canelas 22:14
    UCR - Associação Social, Cultural e Humanitária Na sequência da notícia publicada no dia 7 de novembro de 2019 pelo JN, Miguel Rangel vem ao abrigo do artigo 24 da Lei da Imprensa solicitar a publicação do seguinte Direito de Resposta com igual destaque e tão rapidamente quanto possível: No processo levado a Tribunal no dia 6 de novembro de 2019, vinha o arguido acusado da alegada prática de um crime de difamação agravada na pessoa do Padre António Coelho. Na verdade a prolação do Despacho de Acusação fundamenta-se numa publicação na página UCR , alegadamente dirigida ao Vigário António Coelho, com o seguinte teor: "No dia 30 de março de 2015, pelas 19,47, o arguido publicou na referida pagina de facebook, um texto assinado pelo mesmo, dirigido a António Coelho de Oliveira, Bispo do Porto, com o seguinte teor: A mudança de Bispo no Porto foi aproveitada pela comissão laica e pela cúria para retomar a estratégia premeditada e articulada de 4 min ·afastamento o Padre Roberto. O Padre Roberto torna pública a sua desilusão como padre face a estes procedimentos descredibilizadores da vivência e do testemunho da fé. Face à recusa liminar do Padre Roberto, o Bispo retrocede, alegando a relevância da pastoral da juventude e segura o sacerdote em Canelas. Mas, entretanto o Padre Roberto apercebe-se, mediante vários contactos internos à Igreja, do presente envenenado que lhe estão a dar de forme premeditada: a comissão põe a correr boatos sobre a sua vida privada, a partir de Grijó, o revanchismo ganha azo com informações fragmentárias que juntam o nome do Padre Roberto a um caso de abuso de menores ocorrido em 2003. Prontamente a comissão laica esfrega as mãos de contente e lança a expectativa de uma informação bombástica que irá descredibilizar qualquer solidariedade para com o Padre Roberto. Desafiando estes ventos contrários e desleais , forte solidariedade comunitária expressa em milhares de assinaturas e presenças em petições e iniciativas públicas e pacíficas e depois de ter ganhado a compreensão dos media, o Padre Roberto informa o Bispo do Porto de que ficará ao serviço em Canelas. Após vários encontros secretos, mas notados, comissão laica e cúria selam o destino do Padre Roberto a 27 de outubro. A cúria curto-circuita a gestão do centro social e paroquial para secar fundos e aproveita esse dado para acelerar a exoneração indigna e imoral do sacerdote. A população sente-se traída e revolta-se, tanto mais que os membros da comissão laica se fartam de gabar-se em público de ter conseguido, agora sim, o que vêm "alvejando" desde 2013." Pelo que o processo em causa nada teve a ver com uma alegada acusação de Roberto Sousa ao seu sucessor, conforme notícia de 7 de novembro de 2019, não sendo este sequer interveniente neste processo. O processo aqui em causa teve desfecho de uma forma consensual e amigável, sendo de realçar a atitude e empenho do Tribunal como meio conciliador das partes. Miguel Rangel (Presidente da UCR!)

Destaques V+