Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Revista “Beira Alta” está de volta para divulgar património religioso

05 nov, 2019 - 23:20 • Liliana Carona

É uma das publicações mais remotas a nível do património religioso da região da Beira Alta. Fundada em 1942, a publicação que esteve parada durante dois anos, regressa agora com um site, onde até ao final do próximo ano vão estar disponíveis todas as edições, para consulta. Da propriedade da CIM- Viseu Dão Lafões, a revista “Beira Alta” reeditou ainda os primeiros números do ano da fundação.

A+ / A-
Revista Beira Alta de volta às bancas - reportagem de Liliana Carona
Ouça a reportagem de Liliana Carona

O registo batismal dos pintores Gaspar Vasco, descendente de Grão Vasco, um artigo dedicado aos organistas da Sé de Viseu, uma carta inédita do Bispo Lobo, são alguns dos destaques dos primeiros números de publicação que comprovam que a revista “Beira Alta” sempre deu enfoque ao património da Igreja.

Fundada em 1942, por Alexandre de Lucena e Vale, a revista “Beira Alta” foi publicada de forma ininterrupta ao longo de 75 anos e teve três diretores no seu percurso: Alexandre de Lucena e Vale, Alexandre Alves e Alberto Correia.

De novo nas bancas, a revista é agora propriedade da CIM – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e tem uma nova direção. Fátima Eusébio, diretora do departamento dos bens culturais da diocese de Viseu, assume também este cargo que diz ser “uma grande responsabilidade, um desafio e uma grande honra”, garantindo que “dificilmente haverá uma revista nestes 75 anos, onde não esteja presente o património da Igreja. Permite-nos ter acesso a fontes fundamentais”, elogia.

Fundada em 1942, a publicação semestral esteve parada durante dois anos. “Houve um período interregno de reflexão, para conseguir levar a revista a um público mais alargado e atrair mais investigadores”, sublinha Fátima Eusébio, observando que a revista faz parte das bibliotecas universitárias.

Como forma de assinalar o atual regresso, foram reeditados os primeiros números do ano da fundação. “O fac-símile traz-nos o grafismo, o papel utilizado, os pormenores do papel vegetal, a publicidade”, mostra a diretora da revista “Beira Alta” que está agora igualmente disponível num site, em https://www.revistabeiraalta.pt/. “E onde vão ser disponibilizadas todas as revistas”, assinala Fátima Eusébio revelando que para já, online, estão as revistas até 1977 e durante o ano que vem, será colocado no site, todo o espólio.

A diretora da publicação considera “ser importante para quem faz investigação a herança extraordinária proporcionada por esta revista”.

O site da revista “Beira Alta” tem acesso livre, mas só até ao final deste ano. Depois será feito a partir de assinatura.

Até dezembro sai o próximo número da revista que pode também ser adquirido através da CIM – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, na Casa do Adro, junto à Catedral de Viseu.

Está ainda a ser preparado um conjunto de estudos por investigadores convidados sobre os contributos desta revista ao longo de 75 anos. Resultados que vão ser apresentados num simpósio a decorrer no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+