Tempo
|
A+ / A-

Sindicato dos Guardas Prisionais. "Temos mais denúncias de tráfico e corrupção" noutras cadeias

05 nov, 2019 - 18:55 • Pedro Mesquita com redação

À Renascença, Jorge Alves diz que anterior direção do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira ignorou as denúncias na base das buscas agora realizadas pela PJ.

A+ / A-

Veja também:


As buscas realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) esta terça-feira na cadeia de Paços de Ferreira e noutros locais, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga dentro daquele estabelecimento prisional, deram-se no seguimento de denúncias da parte do Sindicato Nacional do Corpo de Guardas Prisionais.

Em declarações à Renascença, Jorge Alves, dirigente do sindicato, confirma que as buscas resultaram "de uma série de denúncias do corpo da guarda prisional no estabelecimento prisional", às quais se seguiram as publicações de fotos e vídeos de festas dentro da prisão. "A situação arrastou-se até se tornar pública."

Ainda de acordo com o representante dos guardas prisionais, este está longe de ser um caso único. "Temos mais denúncias a fazer em relação a outras situações noutros estabelecimentos prisionais relacionadas também com o tráfico de droga e corrupção", confirma Jorge Alves à Renascença.

"Quero, acima de tudo, enaltecer o trabalho da Polícia Judiciária, que já decorre há algum tempo, e que vem, de alguma forma, ao encontro das denúncias do corpo de guarda prisional em funções no estabelecimento prisional de Paços de Ferreira, que identificou algumas das pessoas envolvidas."

"Lamentavelmente", adianta Jorge Alves, "a direção anterior [da cadeia de Paços de Ferreira] ignorou" essas denúncias, "ou pelo menos não deu andamento à investigação, mas a PJ veio identificar e trazer as pessoas à responsabilidade, para serem ouvidas no âmbito do processo e para que possam ser responsabilizadas por aquilo que possam ter praticado ao longo deste tempo em exercício de funções".

Reforçando as críticas às direções e chefias de estabelecimentos prisionais, Jorge Alves refere ainda que, "muitas das vezes, lamentavelmente, o sindicato do corpo da guarda prisional recorre ou à comunicação social ou à denúncia direta aos órgãos de polícia criminal para denunciar estas situações".

Sobre os casos concretos semelhantes ao da cadeia de Paços de Ferreira, prefere guardar silêncio "porque podem já estar a decorrer processos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+