Tempo
|
A+ / A-

​Outubro de 2019 foi o mais quente de sempre

05 nov, 2019 - 21:42 • Lusa

Comparativamente à temperatura pré-industrial, a de outubro de 2019 foi em média 1,2ºC superior.

A+ / A-

Veja também:


Outubro de 2019 foi o mês de outubro mais quente alguma vez registado no mundo, divulgou esta terça-feira o Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa europeu Copérnico.

Segundo o mesmo serviço, outubro passado foi o quinto mês consecutivo que registou um recorde ou se aproximou de um recorde de temperaturas.

Em outubro, a temperatura média no mundo ultrapassou 0,69ºC em relação à temperatura média do período de referência 1981-2010, batendo em 0,01ºC a verificada em outubro de 2015. Comparativamente à temperatura pré-industrial, a de outubro de 2019 foi em média 1,2ºC superior.

Junho passado foi o mês de junho mais quente e julho foi o mês mais quente alguma vez registado. Agosto deste ano foi considerado o segundo mês de agosto mais quente e setembro último o mês de setembro mais quente.

Em termos de anos, os últimos quatro foram os mais quentes, tendo a Organização Meteorológica Mundial estimado em agosto que 2019 estaria no "top 5" dos anos mais quentes, em alinhamento com os impactos do aquecimento global previstos pelos cientistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+