Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotogaleria

Chile. Violência marca início da terceira semana de protestos

05 nov, 2019 - 14:23 • Redação com Lusa. Fotos: EPA

Desde 14 de outubro que milhares de pessoas saem às ruas exigindo uma reforma do modelo económico ultra-liberal. Protestos já fizeram pelo menos 20 mortos.

A+ / A-

O Chile continua a viver uma agitação social sem precedentes desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), com manifestações maciças nas ruas iniciadas a 14 de outubro e reprimidas pelas forças de segurança. Desde então, pelo menos 20 pessoas já morreram em confrontos com a polícia e os militares.

Inicialmente convocados pelo grupo Unidade Social, que inclui 70 organizações sindicais e sociais, sob o tema "Superlunes" (supersegunda), ao início da terceira semana os protestos voltaram, uma vez mais, a redundar em confrontos entre ativistas e as autoridades.

O movimento de protesto foi desencadeado pelo aumento do preço dos bilhetes de metro na capital, medida que foi entretanto suspensa, mas que não chegou para travar as manifestações.

As cenas de violência não ocorreram apenas em Santiago do Chile. Outras cidades, como Antofagasta, onde o negócio do cobre está a ser fortemente afetado pelas manifestações, também registaram confrontos.

Até ao momento, os protestos fizeram pelo menos 20 mortos, 600 feridos e mais de 6 mil detidos.

Além da revisão constitucional e da reforma do sistema de pensões, os manifestantes exigem reformas do modelo económico ultraliberal do país, um dos mais pobres e que regista mais desigualdades em toda a América Latina.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+