Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido reduz grau de ameaça terrorista para nível mais baixo desde 2014

04 nov, 2019 - 15:52 • Agência Lusa

"A população deve permanecer vigilante e relatar quaisquer preocupações que possam ter à polícia", diz ministra do Interior.

A+ / A-

O grau de ameaça terrorista no Reino Unido foi reduzido de "grave" para "substancial", o nível mais baixo desde agosto de 2014, anunciou esta segunda-feira a ministra do Interior britânica, Priti Patel.

Embora um atentado terrorista continue a ser um risco "direto e imediato" para o país, as autoridades britânicas consideram que deixou de ser "altamente provável" e que passou a ser apenas "provável".

"Substancial" é o terceiro de cinco graus para classificar o nível de ameaça, cuja avaliação independente é feita pelo Centro de Análise Conjunto para o Terrorismo (Joint Terrorism Analysis Center).

A ministra indicou, em comunicado, que este parecer é baseado "em informações mais recentes e na análise de fatores externos e internos que condicionam as ameaças".

O nível de alerta para a ameaça terrorista é medido numa escala de cinco, começando no grau "baixo" até ao "crítico", o grau máximo.

Segundo Priti Patel, este continua em "revisão constante" e, "como sempre, a população deve permanecer vigilante e relatar quaisquer preocupações que possam ter à polícia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+