Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU

EUA avançam com pedido formal de saída do Acordo de Paris

04 nov, 2019 - 22:44 • Sofia Freitas Moreira

Donald Trump já tinha demonstrado a sua vontade de retirar o país do acordo, mas só agora avançou com um pedido formal de saída.

A+ / A-

Washington notificou as Nações Unidas esta segunda-feira sobre a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Clima.

A posição do Presidente norte-americano já tinha ficado clara durante a campanha eleitoral de 2016, mas só agora foi formalmente concretizada. Em junho de 2017, Donald Trump já tinha anunciado que os Estados Unidos iriam sair do Acordo de Paris.

O anúncio foi feito por Mike Pompeo, secretário de Estado, através de uma publicação na rede social Twitter.

O acordo foi assinado em dezembro de 2015 por Barack Obama e é, atualmente, subscrito por cerca de 200 países.

O principal objetivo imposto pelo acordo é conter o aumento da temperatura abaixo dos 2 graus Celsius face aos níveis pré-industriais, com o compromisso de limitar a subida da temperatura aos 1,5 graus Celsius.

Donald Trump negou várias vezes que as alterações climáticas fossem resultado da ação humana e a sua administração tem defendido que o Acordo de Paris representa um fardo insustentável para a economia dos EUA.

Segundo a Reuters, o processo de saída deverá estar completo no prazo de um ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+