Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataques no norte de Moçambique fazem mais dez mortos

04 nov, 2019 - 10:48 • Filipe d'Avillez

O bispo de Pemba diz que a situação está descontrolada e lamenta a fuga de milhares de pessoas para as cidades, com medo dos grupos armados.

A+ / A-
Alegado vídeo de recrutamento de um grupo terrorista islâmico em Moçambique
Homens armados de um alegado grupo jihadista em Moçambique, num vídeo de recrutamento de 2018

Pelo menos dez pessoas foram mortas no norte de Moçambique, em mais um ataque levado a cabo por grupos armados.

O ataque aconteceu na passada quinta-feira, mas só agora é que a notícia foi divulgada em Portugal pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Segundo a AIS, as vítimas estavam num camião de transporte de pessoas e mercadorias que ficou imobilizado numa estrada na província de Cabo Delgado. Enquanto o veículo estava parado começou a ser alvejado por pessoas não identificadas.

Com este ataque sobe para pelo menos 300 o número de vítimas no norte do país por causa dos ataques de grupos armados que começaram em outubro de 2017. A verdadeira causa dos ataques não é conhecido, embora se suspeite da atuação de um grupo de inspiração jihadista.

O Governo continua a dizer que está a combater o problema, mas não fornece detalhes sobre a identidade, nacionalidade e motivações dos atacantes.

A situação tem sido denunciada pelo bispo de Pemba, diocese que abrange as zonas onde têm decorrido os ataques. D. Fernando Luz Lisboa, de nacionalidade brasileira, diz que a situação continua descontrolada e lamenta o abandono de campos agrícolas devido à fuga de milhares de residentes, muitos dos quais procuram abrigo nas principais cidades da região.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+