Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Web Summit - 04/11/2019

Jacinto Lucas Pires

Web Summit. “Lisboa tem vocação para ser a capital atlântica do mundo”

04 nov, 2019


Uma cidade que é um cruzamento de mundos, ou um evento que contribui para matar lentamente a cidade? Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires discutem o Web Summit, que começa esta segunda-feira.

Os dois comentadores da Renascença discordam sobre a importância e os benefícios da Web Summit em Portugal.

Henrique Raposo admite que não está entusiasmado com a abertura, esta segunda-feira, do evento tecnológico, e que lhe apetece gritar “o Rei vai nu”.

O problema de Lisboa, diz o comentador, é a especulação imobiliária que leva à falta de casas para os portugueses, que se vêem assim empurrados para fora da cidade. Reconhecendo que não é a única causa do problema, diz que “o Web Summit é um íman que traz mais milionários para Lisboa” e pergunta onde estão os efeitos benéficos para a cidade a longo prazo. “Temos muitas startups, mas onde estão as “grownups? O grande investimento? Onde está a Autoeuropa da Web Summit?”

Jacinto Lucas Pires é menos cético. “As coisas não são incompatíveis. Há problemas e oportunidades, mas não temos de olhar só para uns e não para outras”, diz, sublinhando a importância de Lisboa ter um palco como este. Mas porque “os palcos não são o conteúdo”, Jacinto Lucas Pires sublinha a importância de um dos convidados deste ano ser Edward Snowden. “Vivemos sob vigilância não só dos Estados mas dos Facebooks e Googles deste mundo. Parece-me interessante que o palco da tecnologia faça essa autocrítica. Parece-me haver alguma lucidez no projeto.”

Mais, Lucas Pires fala da importância deste tipo de eventos para que Lisboa possa cumprir a sua “vocação de cruzamento de mundos, de ser uma capital atlântica do mundo”.

A Web Summit começa esta segunda-feira e termina na quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.