Tempo
|
A+ / A-

Banca cobra oito milhões de euros por dia em comissões

04 nov, 2019 - 09:39 • Redação

Associação do setor diz que se justificam pelo baixo custo do dinheiro, o que pressiona a chamada margem financeira.

A+ / A-

Os bancos cobraram um total de 40,3 mil milhões de euros em comissões entre 2007 e o primeiro semestre de 2019, uma média de 8,8 milhões de euros por dia.

Este total equivale a metade do empréstimo da troika. As contas são avançadas pelo “Jornal de Notícias”, que cita números do Banco de Portugal.

A Associação Portuguesa de Bancos afirma que se justificam pelo baixo custo do dinheiro (as taxas de juro são mesmo negativas neste momento), o que pressiona a chamada margem financeira - a diferença entre o que o banco paga em juros e o que ganha em juros com os clientes.

Tendo em conta que a margem financeira (que ainda representa três vezes mais dinheiro do que as comissões) caiu 23% entre 2007 e 2018 que o total das receitas dos bancos caiu de 13,8 mil milhões para 9,3 mil milhões de euros no mesmo período, “é inevitável que os bancos tenham de recorrer a fontes complementares de receita, como as comissões”, afirma a associação.

O valor médio das comissões, por outro lado, caiu 8%.

O balanço do jornal surge depois de o Governo ter proposto uma avaliação das comissões que os bancos cobram aos clientes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+