Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeira-ministra escocesa diz que Escócia está pronta para ser independente

02 nov, 2019 - 18:42 • Lusa

O Governo de Londres opõe-se a uma nova consulta popular, afirmando que os resultados obtidos há cinco anos são a palavra final sobre "um evento único, organizado uma vez em cada geração".

A+ / A-

A Escócia está perto de ser independente, afirmou hoje a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, na cidade de Glasgow perante milhares de manifestantes que reclamam um novo referendo.

"As eleições parlamentares de 12 de dezembro são as mais importantes do nosso tempo para a Escócia, cujo futuro está em jogo", declarou a líder do partido pró-independência SNP perante os manifestantes, que agitavam bandeiras azuis e brancas da Escócia.

Sturgeon pretende um referendo sobre a independência da Escócia do Reino Unido em 2020, afirmando que a saída da União Europeia [Brexit] mudou as circunstâncias desde que o "não" ganhou o referendo sobre a independência escocesa realizado em 2014.

O Governo de Londres opõe-se a uma nova consulta popular, afirmando que os resultados obtidos há cinco anos são a palavra final sobre "um evento único, organizado uma vez em cada geração".

Em 2014, um dos argumentos a favor da manutenção da Escócia no Reino Unido foi que, no caso de uma divisão da Grã-Bretanha, os escoceses perderiam os benefícios de pertencer à União Europeia.

Dois anos depois, no referendo sobre o Brexit, 62 por cento dos escoceses opuseram-se à saída do Reino Unido da União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+